CRUZEIRO

Juventude x Cruzeiro pelo Brasileiro: onde assistir, horário e escalações

Clubes se enfrentam neste domingo (8/12), às 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
Foto do autor
Compartilhe

Em busca de vagas em competições da Conmebol, Juventude e Cruzeiro se enfrentam neste domingo (8/12), às 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.

Nono colocado, com 49 pontos, o time celeste ainda projeta disputar a Copa Libertadores no ano que vem. Para isso, precisa vencer o time gaúcho e torcer para que o Bahia, no oitavo posto, com 50, não triunfe contra o já rebaixado Atlético-GO, na Arena Fonte Nova.

O duelo no Alfredo Jacone deve marcar a despedida do técnico Fernando Diniz do comando do Cruzeiro. Segundo apurou No Ataque, a decisão de demitir Diniz independe do que ocorrer no fim de semana. Os dirigentes celestes entendem que é preciso realizar a troca no comando técnico em busca de um novo projeto.

Contratado em setembro deste ano, Diniz não conseguiu imprimir seu estilo no comando do Cruzeiro, que caiu de rendimento desde a chegada do treinador. Em 14 jogos, foram duas vitórias, seis empates e seis derrotas – 28,6% de aproveitamento. O time marcou 12 gols e levou 19 nesse período.

Juventude x Cruzeiro: onde assistir

  • O canal Premiere transmite o jogo ao vivo.

Juventude x Cruzeiro: prováveis escalações

Na 13ª posição, com 45 pontos, o Juventude chega embalado à última rodada do Brasileirão. O time gaúcho vem de duas vitórias como visitante, sobre Atlético (3 a 2, no Independência) e São Paulo – 2 a 1, no Morumbi.

O time de Caxias do Sul carimba a vaga para a Copa Sul-Americana em caso de vitória. Se perder ou empatar, precisa torcer para que Atlético (44 pontos) e Fluminense (43 pontos) não vençam seus jogos.

Para o duelo contra o Cruzeiro, o técnico Fábio Matias espera o retorno do atacante Edson Carioca, que está com um desconforto muscular. O meio-campista Nenê foi titular contra o São Paulo e pode começar no banco. Com isso, Mandaca tem chances iniciar a partida.

  • Provável escalação do Juventude: Gabriel; João Lucas, Boza, Lucas Freitas e Ewerthon; Ronaldo, Jadson e Nenê (Mandaca); Lucas Barbosa, Erick Farias e Gabriel Taliari. Técnico: Fábio Matias.

Cruzeiro

O técnico Fernando Diniz tem uma longa lista de baixas: o zagueiro Lucas Villalba (lesão muscular na coxa esquerda), os volantes Walace (lesão muscular na coxa direita) e Matheus Henrique (costela quebrada), o meia-atacante Álvaro Barreal (pubalgia) e os centroavantes Kaio Jorge (lesão muscular na coxa direita), Rafa Silva (lesão muscular na coxa direita) e Juan Dinenno (lesão ligamentar no joelho direito).

Além deles, o zagueiro Zé Ivaldo e o lateral-esquerdo Marlon levaram o terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras e são desfalques. Em negociação com o futebol mexicano, o meio-campista Mateus Vital também é dúvida.

A notícia positiva é o retorno do volante Lucas Romero, que cumpriu suspensão diante do Palmeiras.

O Cruzeiro não vence desde 9 de novembro, quando bateu o Criciúma em casa, por 2 a 1. Depois desse triunfo, o time obteve três derrotas e dois empates.

  • Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kaiki; Ramiro, Lucas Silva, Lucas Romero e Matheus Pereira; Gabriel Veron e Lautaro Díaz. Técnico: Fernando Diniz.

Juventude x Cruzeiro: personagens

  • Fernando Diniz, técnico do Cruzeiro: “(Aconteceu) muita coisa (em 2024). Sinceramente, não sei responder (o que está acontecendo). Tem muitos elementos para que isso aconteça. Todos os times que eu terminei o ano treinando se classificaram direto para a fase de grupos da Libertadores: São Paulo em 2019 e 2020, e Fluminense em 2022 e 2023. Para mim, não é uma comum o que aconteceu neste ano em termo de resultados. Para tentar explicar, teríamos que ficar aqui duas horas tentando conversar e puxar. Imagina o incômodo que estou sentindo”.
  • Fábio Matias, técnico do Juventude: “Essa mobilização tem que continuar até o jogo de domingo, com a possibilidade clara e objetiva de jogar uma Sul-Americana, que para o clube é importante pelo histórico e pela gestão que está sendo feita e pelas pessoas que estão aqui. Acho que é uma coisa que, se vier, é merecida”.

Juventude x Cruzeiro: arbitragem

  • Árbitro: Edina Alves Batista (Fifa-SP)
  • Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Fabrini Bevilaqua Costa – ambos Fifa-SP
  • VAR: Daiane Muniz (Fifa-SP)
Compartilhe