Após o término da temporada, o Cruzeiro anunciou, na manhã desta segunda-feira (9/12), as saídas de cinco jogadores: o goleiro Gabriel Grando, o lateral-direito Wesley Gasolina, o volante Ramiro, o meia Barreal e o atacante Rafa Silva.
A diretoria celeste prepara reformulação para deixar o elenco ainda mais competitivo para a próxima temporada e tem na mira nomes de peso, como os atacantes Gabriel Barbosa, que se despediu do Flamengo, e Dudu, que busca uma rescisão com o Palmeiras.
“O Cruzeiro agradece aos atletas Ramiro, Barreal, Wesley Gasolina, pela dedicação e profissionalismo com a camisa do clube. Desejamos muito sucesso nas próximas etapas de suas respectivas carreiras”, disse o clube, em post nas redes sociais.
“Também agradecemos aos atletas Rafa Silva e Gabriel Grando pela dedicação e profissionalismo com a camisa do clube”, acrescentou o Cruzeiro.
O meia argentino Álvaro Barreal, de 24 anos, foi titular em grande parte da temporada. Com muitos altos e baixos, ele participou de 42 jogos, colaborando com dois gols e quatro assistências. Ele estava cedido ao Cruzeiro pelo FC Cincinatti, dos Estados Unidos. A pedida dos norte-americanos era de aproximadamente R$ 20 milhões.
Já o volante Ramiro foi utilizado em 36 jogos (titular 18 vezes) nesta temporada, auxiliando o time com dois gols e uma assistência. Em 2023, ele atuou 18 vezes, marcou um gol e deu um passe decisivo. O contrato do jogador de 31 anos vence neste mês e não será renovado.
Por sua vez, o atacante Rafa Silva perdeu espaço desde a expulsão com um minuto de jogo contra o Athletico-PR – vitória rubro-negra por 3 a 0, em Curitiba. Por opção do clube, ele não terá o contrato renovado. Nesta temporada, entrou em campo em 17 jogos e balançou as redes quatro vezes. Também jogou na Raposa em 2022, quando marcou seis gols em 18 partidas.
Outro que está de saída, Gasolina foi comprado pelo Cruzeiro junto à Juventus em agosto de 2022 por cerca de R$ 2 milhões por 50% dos direitos econômicos. Ele nunca conseguiu se firmar no time. Ao todo, participou de 29 jogos e marcou um gol.
Por fim, o goleiro Gabriel Gandro foi envolvido em uma troca com o Grêmio, que levou Rafael Cabral, em abril deste ano. Ele não disputou nenhum jogo com a camisa celeste.