Ídolo do Cruzeiro, o ex-jogador Alex, hoje técnico do Antalyaspor, da Turquia, publicou texto de despedida em homenagem à carreira de Augusto Recife, que anunciou aposentadoria nesta quarta-feira (11/12).
“Augusto Recife se retira do futebol. Tem uma história fantástica na bola. Saiu com 12 anos de perto da família para tentar ser jogador de futebol. E conseguiu de maneira espetacular. Belíssima trajetória!”, destacou Alex.
“Tive a sorte de vê-lo em seus primeiros treinos na equipe principal. Tive mais sorte ainda em tê-lo como nosso ‘segurança’ em 2003. Era difícil passar por ele, e quando alguém conseguia, ele lembrava da história de vida dele e corria atrás daquele jogador que acabava de tê-lo passado, e roubava a bola novamente”, acrescentou.
Veja a carta aberta publicada por Alex no post abaixo:
Augusto Recife foi revelado pelo Cruzeiro em 2001. Ele permaneceu no clube até 2005, quando foi emprestado para Internacional e, posteriormente, Flamengo. Voltou ao clube celeste em 2006 e saiu de forma definitiva um ano depois.
Carreira de Augusto Recife
No Cruzeiro, Augusto Recife ganhou sete títulos: Campeonato Brasileiro (2003), Copa do Brasil (2003), Copa Sul-Minas (2002), Campeonato Mineiro (2003, 2004 e 2006) e Supercampeonato Mineiro (2002).
Em 199 partidas – 191 oficiais e oito amistosos -, marcou três gols. O mais emblemático foi na vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, no Mineirão, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil de 2003.
Aos 45 minutos do segundo tempo, Recife roubou a bola no campo de ataque, ajeitou para o pé direito e bateu colocado de fora da área, encobrindo o goleiro Harley. Ao comentar o lance, ele afirmou ter feito um gol “à la Alex”.
Entre os gigantes do futebol brasileiro, Recife também defendeu Internacional e Flamengo. Nas andanças pelo mundo da bola, passou por Santa Cruz, Ipatinga, São Caetano, Botafogo-SP, Santa Cruz, entre outros.