O Cruzeiro sondou Arthur, lateral-direito revelado pelo América e que está no Bayer Leverkusen desde 2023. Com a consulta da Raposa, o clube alemão prontamente já descartou a possibilidade de saída do brasileiro e nem sequer abrirá negociação nesta janela de inverno na Europa.
A sondagem do Cruzeiro foi divulgada pelo jornalista Artur Moraes e confirmada pelo No Ataque. Uma fonte próxima ao jogador destacou que o clube mineiro teve interesse em Arthur e fez a consulta, mas o atual campeão da Alemanha não fará negócios nesta janela do mês de janeiro, que conta com um mercado menos aquecido no continente.
Procurado pelo No Ataque, o Cruzeiro afirmou que só “comenta situações concretizadas”. Arthur, que tem contrato com Bayer até junho de 2028, passou pela Toca da Raposa ainda na base, antes de ir para o América, clube que o revelou.
Mais minutos na Europa
Outra questão que atrapalha qualquer negociação é que Arthur, finalmente, está ganhando mais minutos no futebol europeu. No seu primeiro ano no exterior, o lateral fez três partidas no início e duas no fim, sendo responsável por duas assistências na despedida de 2023/24 – temporada que marcou o incrível título invicto do Leverkusen na Bundesliga.
A baixa participação se deu por uma lesão no tendão da coxa esquerda em agosto de 2023, a qual se repetiu em dezembro do mesmo ano, e o lateral teve que passar por cirurgia. Logo, Arthur ficou fora das quatro linhas entre agosto de 2023 e maio de 2024.
Já neste ano, o técnico Xabi Alonso está escalando o ala brasileiro com mais frequência. Já são quatro partidas na Bundesliga, com direito a uma assistência, três pela Copa da Alemanha, incluindo um jogo que o Bayer eliminou o poderoso Bayern de Munique, e um confronto pela Liga dos Campeões.
Carreira de Arthur
Arthur jogou na base do Cruzeiro em 2017, pelo time sub-15, antes de vestir a camisa do América no ano seguinte, também no sub-15 e sub-17. Além disso, ele teve passagem na base do Flamengo e retornou ao Coelho já no sub-20.
O bom desempenho no Coelho lhe rendeu convocações à Seleção Brasileira Sub-20 e, consequentemente, abriu portas para potências do futebol mundial. Quando a transferência foi anunciada, em 3 de abril, os 7 milhões de euros por 90% dos direitos econômicos correspondiam a mais de R$ 38 milhões, um recorde para o América.
Arthur subiu ao time principal do América em 2022, inicialmente para ser a terceira opção na lateral direita, abaixo de Patric e Raúl Cáceres. Em janeiro, o clube o colocou junto aos profissionais, em vez de utilizá-lo na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O técnico na ocasião era Marquinhos Santos, que emplacou grande campanha na reta final do Brasileiro de 2021 e levou o time à oitava colocação, com 53 pontos, que valeu vaga nas fases preliminares da Copa Libertadores.
A ida do América a um torneio continental foi fundamental para que Arthur ganhasse chances no Campeonato Mineiro – assim como os também pratas da casa Rodriguinho, Kawê, Carlos Alberto, Adyson e outros. Enquanto os titulares se preparavam para a Libertadores, os jovens recebiam minutagem no estadual e entraram no radar das convocações do Brasil Sub-20. Arthur foi chamado em setembro de 2022 e, desde então, não saiu mais. Na época, o Coelho já estava sob o comando de Vagner Mancini, que utilizou o lateral-direito também na Série A.
Em 2023, o América não renovou com Patric e Raúl Cáceres para depositar as suas fichas em Arthur. O clube ainda buscou no mercado da bola o veterano Nino Paraíba, de 37 anos, que viria a rescindir o contrato em maio por causa do envolvimento em esquema de manipulação de jogos em benefício de apostadores.
O América recebeu 75% do valor da venda de Arthur e ficará com 10% de participação em uma transferência futura. O Dínamo Araxá tem direito aos 25% restantes.