CRUZEIRO

De saída do Botafogo, Eduardo ‘repetirá passo’ do sogro ao acertar com Cruzeiro

Eduardo é genro de Bebeto, ídolo da Seleção Brasileira; meia está de saída do Botafogo e tem acordo encaminhado com o Cruzeiro
Foto do autor
Compartilhe

Com contrato se encerrando no Botafogo, Eduardo está cada vez mais perto de ser reforço do Cruzeiro para a temporada de 2025. Caso as tratativas sejam bem sucedidas, o meia de 35 anos repetirá o passo do sogro, que defendeu as cores da Raposa em 1997.

Eduardo é genro de Bebeto, ídolo de Flamengo, Vasco e também da Seleção Brasileira. O jogador casou-se com a modelo e influenciadora digital Stephanie Oliveira, de 33 anos, filha do ex-atacante de 60 anos.

Sogro de Eduardo, Bebeto jogou no Cruzeiro em uma única oportunidade na carreira. O tetracampeão do mundo com o Brasil em 1994 foi contratado pela diretoria da Raposa para reforçar o time na final do Mundial de Clubes de 1997.

Na ocasião, a Raposa foi derrotada pelo Borussia Dortmund, da Alemanha, por 2 a 0, no estádio Olímpico, em Tóquio, no Japão. O Cruzeiro havia faturado a Copa Libertadores daquele ano e, por isso, foi o representante da América do Sul no torneio. 

Bebeto foi contratado só para o Mundial

Presidente do Cruzeiro naquela época, Zezé Perrella contratou três atletas além de Bebeto para o jogo único do Mundial. Foram eles: o zagueiro Gonçalves, o lateral-direito Alberto e o atacante Donizete Pantera. 

Bebeto foi contratado pelo Cruzeiro para o Mundial de Clubes de 1997 / Foto: Jorge Gontijo/EM/D.A.Press

De acordo com relatos de bastidores, o grupo de jogadores do Cruzeiro ficou rachado após a chegada desses reforços. A maior rejeição era em relação a Bebeto, que não treinou nenhum dia com o restante dos companheiros de equipe. 

Apesar dos problemas internos, naquela final, Bebeto foi escalado como titular no ataque no lugar de Marcelo Ramos, um dos líderes do Cruzeiro e destaque na campanha do título da Libertadores. Ele teve atuação discreta e foi pouco acionado durante a partida. 

Depois do Mundial, Bebeto se transferiu para o Botafogo. 

Eduardo está de saída do Botafogo

Eduardo tem Bebeto como uma grande inspiração no futebol. Inclusive, foi o sogro quem apoiou o meia a acertar com o Botafogo em 2022 após passagem pelo mundo árabe. 

Desde a volta ao país natal, o armador disputou 98 partidas, marcou 23 gols e deu 12 assistências. A temporada de maior destaque de Eduardo foi a do ano passado, quando fez 49 jogos, anotou 12 tentos e deu sete passes decisivos para os companheiros.

Já em 2024, Eduardo passou por um drama ao ter que operar o reto femoral da coxa direita e ficar longe dos gramados por três meses. Ele perdeu espaço no time alvinegro após a chegada do argentino Thiago Almada. Mesmo assim, foi acionado em 35 oportunidades, fez oito gols e deu quatro assistências.

Cruzeiro e Eduardo estão perto de um acordo

Cruzeiro e Eduardo conversam desde o início da última semana em busca de um acerto. A ideia inicial do clube mineiro é de oferecer ao armador um ano de contrato, o que é considerado justo pelo estafe do atleta.

A Raposa está no mercado em busca de um reserva para Matheus Pereira, principal armador do time, e enxerga Eduardo como um bom nome. O camisa 10 teve alta carga de jogos em 2024 – fez 59 apresentações. Nos jogos em que ele não esteve presente em campo, o time sofreu para criar jogadas.

A urgência por um meia também se faz necessária após a saída de Mateus Vital. Conforme antecipou No Ataque, o Cruzeiro acertou a venda do jogador ao Necaxa, do México, na terça-feira (10/12).

A Raposa receberá US$ 333 mil (R$ 2 milhões) pela venda do atleta. O clube mineiro, que detinha 35% dos direitos econômicos do jogador, ainda manterá 15% do ‘passe’ para uma eventual venda futura.

Compartilhe