Ao longo dos últimos dois meses, vários jogadores que atuaram pelo Cruzeiro falaram que atuaram com dores ou lesionados em 2024. O goleiro Cássio afirmou que sempre joga com dores e que não se sente atrapalhado por isso. Já os atacantes Álvaro Barreal, Lautaro Díaz e Rafa Silva lamentaram os problemas físicos que os atrapalharam em meio à rotina de jogos. O terceiro deles, inclusive, disse ter sido ‘forçado a voltar’ a atuar machucado.
Em meio a outras reformulações, o No Ataque apurou que o Cruzeiro decidiu fazer mudanças no departamento médico (DM) para 2025. A diretoria do clube se mostrou incomodada com a série de lesões e o alto tempo de recuperação que afetaram diretamente o time neste ano.
Rafa Silva disse ter sido forçado a jogar machucado no Cruzeiro
Rafa Silva perdeu parte da temporada por causa de problema no joelho direito. Depois, voltou a se ausentar em duas oportunidades devido a lesão muscular na coxa direita. Nessa sexta-feira (20/12), foi publicada entrevista com o centroavante no canal Cartoloucos.
Em conversa com o jornalista Lucas Strabko (Cartolouco), Rafa, que tem contrato com o Cruzeiro até 31 de dezembro, falou das questões físicas que o tiraram de campo em muitos momentos de 2024.
“Tem muita coisa que aconteceu que ninguém sabe. Eu estava machucado. E muita gente me forçando a voltar: ‘Rafa, você é importante’. E eu estava tentando, estava com dor, machucado ainda, tomando injeções para caramba”, afirmou.
O jogador não atuou nas últimas sete partidas do Brasileirão. A última vez que Rafa entrou em campo pelo Cruzeiro foi na derrota por 3 a 0 para o Athletico Paranaense, na 30ª rodada, quando foi expulso com três segundos de jogo por agredir um adversário.
No vídeo, Rafa disse que já estava lesionado nesse confronto. Apesar do ato de indisciplina, ele não foi afastado do elenco treinado por Fernando Diniz. O técnico, porém, não conseguiu usar o atleta, que passou as últimas semanas da temporada no DM.
Barreal passou por cirurgia logo após deixar o Cruzeiro
Barreal revelou que estava lidando com uma hérnia após o empate por 1 a 1 com o RB Bragantino, em 1º de dezembro, pela 36ª rodada do Brasileirão. Depois dessa partida, o jogador entrou no DM e não voltou a atuar pelo Cruzeiro.
“Tenho que resolver a dor de uma pequena hérnia que está me incomodando há alguns meses. A dor fica cada vez pior. Tentei ficar (disponível) até os últimos jogos, mas tenho que resolver essa dor agora, para poder ficar bem”, disse o argentino.
No fim da temporada, Barreal deixou o Cruzeiro. Ele estava no clube desde março, quando foi emprestado pelo FC Cincinnati, dos Estados Unidos. Com o fim da Série A, o meia-atacante retornou ao clube americano e passou por cirurgia para corrigir a hérnia inguinal. O jogador estava há quatro meses com dores.
Lautaro Díaz jogou com lesão no segundo semestre
Reforço do Cruzeiro na janela de julho, Lautaro Díaz ficou fora do dia a dia do elenco do Cruzeiro em algumas oportunidades para melhorar a parte física. O clube não falou publicamente sobre lesão, mas confirmou que o atleta passaria por tratamento no DM.
“Infelizmente, nos últimos dois meses, terminei a temporada com uma lesão que não me permitiu jogar 100%. Isso me deixa angustiado por não poder cumprir como eu queria com o clube e com a torcida que sempre esteve presente”, relatou o jogador em 11 de dezembro, em publicação no Instagram.
Cássio afirmou que todo jogador convive com dores
Na zona mista do empate por 1 a 1 com o Bahia, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, Cássio falou que seria reavaliado pelo departamento médico do Cruzeiro nos dias seguintes. O goleiro sofreu uma pequena lesão muscular na coxa direita, em 9/10. Mesmo depois de voltar a atuar, o atleta demonstrou continuar com dores.
Em alguns momentos do jogo contra o Bahia, Cássio apresentou desconforto físico e foi atendido no gramado. O goleiro reserva Anderson até foi para o aquecimento, mas o camisa 1 optou por permanecer em campo até o fim da partida.
“Eu costumo dizer que, depois que você começa a jogar futebol, me fala um que não tenha dor. É difícil, vai ser raro achar. A gente sabe o limite da dor que pode atrapalhar. Vamos tratar bem e tentar melhorar para que a dor diminua e, em certos movimentos, eu esteja 100% no jogo”
Cássio, goleiro do Cruzeiro
“Acho que (a dor) não me atrapalhou em nada. Lógico, em alguns momentos senti um pouco mais de dor, mas não me atrapalhou na movimentação ou na agilidade. Como goleiro, a partir do momento em que isso te limita, não dá para jogar. Também já sou bem crescidinho para entender que, quando ela atrapalha o desempenho, tem o Anderson e outros goleiros que podem ajudar”, relatou na ocasião.
Cruzeiro fez mudanças no departamento de saúde
Eduester Lopes, que ocupava o cargo de gerente do departamento de saúde, se despediu da Raposa em 10/12, após quase nove anos de serviços prestados.
Outra mudança foi a saída de Túlio Flôres, preparador físico membro equipe de Diniz. O profissional deixou o clube oficialmente em 11/12. Ele trabalhava no Cruzeiro desde março de 2023.
Como soube a reportagem, mais áreas do clube devem sofrer mudanças até o início de 2025. O Cruzeiro trocou de diretoria em abril, quando o ex-centroavante Ronaldo Fenômeno vendeu a Sociedade Anônima de Futebol celeste para o empresário Pedro Lourenço.