Uma dupla de jovens recém-promovida ao profissional do Cruzeiro não poderá mais jogar pelo time Sub-20 a partir de 2025. O lateral-direito Dorival completa 21 anos em 6 de fevereiro. Já o meio-campista Jhosefer fará aniversário em 9 de março.
Apesar de terem ficado de agosto a dezembro treinando com os profissionais, os jovens não têm posição garantida dentro do grupo. Se não forem incorporados de forma definitiva ao elenco principal, eles terão que ser emprestados a outras equipes, pois em breve não terão mais idade para atuar no Sub-20.
Jhosefer ainda deve ter uma última participação no time júnior no início do ano que vem. O meio-campista é cotado para jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro. Esta seria sua despedida da categoria.
Dorival, por outro lado, não está entre os atletas previstos na lista de relacionados para o torneio. O técnico Luciano Dias ainda não revelou quais garotos integrarão a delegação celeste na Copinha.
Concorrência de Dorival na lateral direita
A concorrência de Dorival é forte. Além do titular William, que foi eleito o melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro, há Fagner. O experiente jogador do Corinthians será emprestado por uma temporada ao Cruzeiro. Já o atacante Marquinhos pode atuar improvisado na posição.
Mesmo tendo sido incorporado no fim do ano ao profissional, Dorival ainda não estreou pela Raposa. O ala pode ganhar uma oportunidade caso não viaje com o restante do time para os Estados Unidos, onde será feita a pré-temporada.
Por causa da excursão em Orlando, na Flórida, o Cruzeiro será obrigado a usar escalação alternativa na primeira rodada do Campeonato Mineiro. Ainda não foi definido quem entrará em campo contra o Tombense. O jogo ocorre dia 19/1 (domingo), a partir das 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Jhosefer atua no setor mais ‘povoado’ do Cruzeiro
Jhosefer é um dos sete volantes à disposição de Fernando Diniz na equipe principal. O técnico também conta com Walace, Lucas Romero, Fabrizio Peralta, Lucas Silva, Matheus Henrique e o novo contratado Christian.
Em 2024, Jhosefer voltou a ganhar oportunidade depois de mais de dois anos. O jovem havia atuado em três partidas em 2022, sob o comando de Paulo Pezzolano. Na época, o Cruzeiro jogava a Série B.
A chance do ano para Jhosefer ocorreu em 18 de outubro, no empate por 1 a 1 com o Bahia, no Mineirão, pela 30ª rodada do Brasileirão. Ele entrou aos 35 minutos do segundo tempo, no lugar do meia-atacante Álvaro Barreal.
Outros jovens da base celeste ainda estão longe da idade limite
Os atacantes Tevis e Kaique Kenji completam 19 anos nos dias 28 e 30/1, respectivamente. Por isso, não há preocupação quanto ao limite de idade em 2025. A dupla, entretanto, deve começar o ano junto aos profissionais.
Contratos de Jhosefer e Dorival com o Cruzeiro
- Jhosefer tem vínculo até dezembro de 2026, quando terá 22 anos e nove meses
- Dorival tem vínculo até março de 2028, quando terá 24 e um mês