O Cruzeiro disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025 para dar sequência ao bom momento nacional da base, que foi vice-campeã do torneio no ano passado e também do Campeonato Brasileiro Sub-20. A estreia da equipe mineira será nesta quinta-feira (2/1), no mesmo dia do aniversário de 104 anos do clube celeste.
O time dirigido pelo técnico Luciano Dias estreará na principal competição de base diante do Real Brasília-DF, às 18h, no estádio Professor Luís Augusto de Oliveira, em São Carlos, no interior do estado paulista. A partida terá transmissão da Cazé TV, no YouTube.
Outros jogos do Cruzeiro
Depois de enfrentar o Real Brasília, o Cruzeiro medirá forças com o Imperatriz-MA, no domingo (5/1), às 21h30, no mesmo estádio, pela segunda rodada do Grupo 13. O jogo será transmitido pelo SporTV.
A última partida do Cruzeiro na primeira fase será diante do anfitrião São Carlos, na quarta-feira (8/1), às 17h. O duelo será exibido na Cazé TV, no YouTube.
Elenco do Cruzeiro
Para a disputa da Copinha, o Cruzeiro inscreveu 30 jogadores, mas não pretende utilizar todos eles. Esse é o caso do atacante Tevis, por exemplo.
O jovem de 18 anos não vem treinando com o grupo de atletas inscritos. Ele curte os últimos dias de férias com a família antes de se reapresentar na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, para integrar o elenco profissional do Cruzeiro na pré-temporada em Orlando, nos Estados Unidos.
Tevis estava no time principal no ano passado e disputou cinco jogos. Ele foi o autor do gol da vitória celeste por 1 a 0 sobre o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS, na última rodada do Campeonato Brasileiro.
O camisa 66 tem despertado o interesse de grandes clubes brasileiros e europeus, como é o caso do Bayer Leverkusen, da Alemanha. Como forma de se blindar do assédio dos concorrentes, o Cruzeiro renovou o contrato do atacante e deu uma valorização salarial. Além disso, prometeu dar mais minutos ao garoto no Campeonato Mineiro de 2025.
Veja abaixo o elenco do Cruzeiro inscrito na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
- Goleiros: Ítalo Brito, Marcelo e Vitor Lamounier
- Defensores: Bruno Alves, Gustavo Henrique, Janderson, Kaiquy Luiz, Kauã Prates, Kelvin, Vitor Hugo e Victor Jesus
- Meio-campistas: Akiles, Alessandro, Cauan Baptistella, Felipe de Morais, Felipe Melere, Gui Meira, Jhosefer, Kayky Gonçalves, Murilo Rhikman, Nicolas Pontes e Rhuan Gabriel
- Atacantes: Fernando, Kaique Kenji, Navarro, Nycollas Correia, Pablo Neri, Rayan Lelism, Ruan Índio e Tevis
Principais promessas
Os grandes destaques do Cruzeiro para a Copinha ficam por conta de jogadores que já vivenciaram a rotina dos profissionais em 2024. Além de Tevis, esses são os casos do volante Jhosefer e dos atacantes Fernando e Kaique Kenji.
Kenji é um dos atletas mais promissores da base. O filho do ex-lateral-esquerdo Kléber, ídolo de Corinthians e Santos, teve números surpreendentes no ano passado. Ele disputou 39 partidas no sub-20, marcou 28 gols e deu 15 assistências aos companheiros.
As atuações o levaram para o time principal. Ele entrou em campo em cinco oportunidades, mas passou em branco.
Histórico do Cruzeiro na Copinha
Único mineiro a ser campeão no século 21, o Cruzeiro conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em uma oportunidade (2007) e é um dos 11 times que conquistaram somente uma vez o torneio de base.
Ao observar o desempenho cruzeirense, é notável uma evolução nas últimas décadas, já que a equipe nunca havia chegado entre os melhores até 1996, quando foi vice-campeão. Depois disso, o time ficou em terceiro em 1998, em segundo novamente em 2002 e, finalmente, venceu o torneio há 18 anos.
Depois disso, o clube teve uma boa campanha em 2016, quando chegou entre os quatro melhores. Na ocasião, a Raposa perdeu na semifinal para o Corinthians, equipe que ficou com o vice-campeonato ao perder para o Flamengo nos pênaltis.
Após essa boa campanha, o time chegou às quartas de final em duas oportunidades (2019 e 2022), mas não conseguiu repetir o feito de oito anos atrás. Já em 2024, decidiu o título com o Corinthians, mas foi derrotado por 1 a 0 na decisão.