Campeão da Copa Libertadores pelo Atlético, em 2013, o ex-jogador Richarlyson surpreendeu ao eleger o volante Christian como uma das maiores contratações do Cruzeiro nesta temporada. No programa Seleção SporTV, o comentarista disse que o ex-jogador do Athletico-PR tem potencial para chegar à Seleção Brasileira.
“Eu vejo, particularmente, a gente falando do Gabigol, que é uma contratação pesadíssima do Cruzeiro, do Dudu, mas eu acho que uma das maiores contradições do Cruzeiro é o Christian”, iniciou.
“Para mim, é um jogadoraço, jogador de Seleção Brasileira e jovem, com 24 anos. E, na mão do Diniz, ele pode ser potencializado muito pela dinâmica que ele tem, ele joga de lado, ele joga por dentro, ele joga na segunda linha. É isso que o Diniz valoriza muito”, acrescentou.
Para contar com o jogador, Pedro Lourenço, o Pedrinho, dono da SAF do Cruzeiro, desembolsou 3 milhões de euros (R$ 18 milhões).
Desejo antigo do Cruzeiro
A contratação de Christian era um desejo antigo do Cruzeiro. A primeira tentativa de contar com o volante foi em dezembro de 2022, ainda sob a gestão de Ronaldo Nazário à frente da SAF. Na ocasião, os celestes tentaram o empréstimo do jogador por uma temporada, mas foram atrapalhados pelo Bahia, que estava disposto a desembolsar 3 milhões de dólares (R$ 15 milhões na cotação da época).
Entretanto, Christian foi reprovado nos exames médicos realizados pelo Grupo City e não assinou com o Tricolor de Aço. Depois disso, o Athletico optou por manter o volante no elenco.
A segunda procura do Cruzeiro por Christian foi feita na janela de transferências de julho deste ano. Mattos procurou informações sobre o meio-campista, mas esbarrou na falta de interesse do Athletico em se desfazer do jogador naquele momento. Depois, no entanto, o cenário mudou, e a Raposa conseguiu chegar a um acordo para contratá-lo.
Christian no Furacão
Natural de Jundiaí (SP), Christian é cria da base do Furacão. Desde 2019 no time principal, o meia disputou 215 partidas, marcou 27 gols e deu oito assistências. Ele ganhou a Copa Sul-Americana de 2021 e os estaduais de 2019, 2020, 2023 e 2024.
Em 2024, o volante fez 53 jogos, seis gols e quatro assistências. Ele ficou parado durante um mês e meio, porque estava em recuperação de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda.