O Cruzeiro está prestes a anunciar a saída do zagueiro Zé Ivaldo, que não está nos planos do técnico Fernando Diniz para 2025. O defensor de 27 anos deve ser emprestado ao Santos com obrigação de compra em caso de metas. A negociação entre o time mineiro e o paulista está avançada.
A informação das tratativas entre os clubes foi divulgada inicialmente pelo jornalista Samuel Venâncio e confirmada pelo No Ataque.
Recentemente, Zé Ivaldo foi desejado pelo Vasco. Segundo apuração da reportagem, o zagueiro havia recebido uma sondagem informal do clube carioca, mas sem propostas. Ele também foi procurado pelo Sport, mas a negociação não evoluiu.
Zé Ivaldo acumula 88 jogos, cinco gols e três assistências em duas passagens pelo Cruzeiro.
Na primeira, por empréstimo em 2022, foram 33 partidas, com um gol e três passes para companheiros marcarem. Ele foi titular absoluto na campanha do time no título da Série B do Campeonato Brasileiro.
Em 2023, retornou ao Athletico-PR, clube que detinha os direitos econômicos. O retorno ao Cruzeiro foi no ano passado, quando fez 50 jogos e contribuiu com quatro gols.
Zé Ivaldo foi reserva com Diniz
Titular do Cruzeiro em boa parte da temporada, Zé Ivaldo perdeu a posição após a chegada de Diniz ao clube. O zagueiro até recebeu três chances consecutivas nos primeiros jogos do treinador à frente do time, mas depois deu lugar a Lucas Villalba na defesa.
Das 15 partidas de Diniz, Zé Ivaldo começou seis. Ele foi acionado quatro vezes durante os jogos e ficou outras cinco apenas sentado no banco de reservas.
O melhor momento do defensor em 2024 foi com Fernando Seabra. Zé Ivaldo formou dupla de zaga com João Marcelo.
Ao todo, Zé Ivaldo entrou em campo 50 vezes na temporada e marcou quatro gols.
Zagueiro voltou ao Cruzeiro em 2024
Na primeira passagem pelo Cruzeiro, Zé Ivaldo vestiu a camisa celeste em 33 partidas em 2022. Ele marcou um gol – na vitória celeste por 4 a 1 sobre a Ponte Preta, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro – e contribuiu com três assistências.
Titular absoluto no time campeão da Segunda Divisão, o atleta fazia parte de uma trinca de defensores no esquema tático do técnico Paulo Pezzolano. Ele também ajudou a equipe a ter a defesa menos vazada da competição, com 26 gols sofridos. O zagueiro retornou ao Athletico-PR após o fim de seu empréstimo, em dezembro de 2022.
Para ficar com Zé Ivaldo naquela oportunidade, o Cruzeiro precisaria desembolsar uma quantia que foi considerada alta pela Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Ele voltou ao Cruzeiro em dezembro de 2023 depois de assinar um pré-contrato. O zagueiro já não fazia mais parte dos planos do Furacão.