O Cruzeiro acertou a saída de mais um jogador antes do início da temporada de 2025. O clube aceitou liberar Lucas Oliveira ao Vasco. Na negociação para encerrar a passagem do atleta de 28 anos na Toca da Raposa 2, o clube mineiro manteve um bom percentual dos direitos econômicos do defensor para uma eventual venda futura.
Segundo apurou No Ataque, o negócio foi sacramentado nessa sexta-feira (3/1). O Vasco terá 50% dos direitos econômicos de Oliveira, enquanto o Cruzeiro mantém outros 50%.
O zagueiro era um ‘sonho’ antigo do Vasco. Em junho do ano passado, o cruzmaltino havia demonstrado interesse em contratar o jogador, que estava cedido ao Real Valladolid, da Espanha. Contudo, o modelo do negócio – que seria por empréstimo até o fim de 2024 – não agradou a diretoria celeste à época.
A Raposa havia estabelecido uma condição para liberar o defensor em 2024. Os mineiros queriam só aceitariam mediante uma venda, já que seria uma boa chance de recuperar parte do investimento feito quando comprou Oliveira do Atlético-GO, em 2022.
Na oportunidade, Oliveira estava valorizado após terminar a temporada em alta sob o comando de Paulo Pezzolano no Valladolid. Atuando como volante, ele foi titular nas últimas nove rodadas da Segunda Divisão do Campeonato Espanhol e ajudou a equipe a voltar à elite.
- Leia também: Cruzeiro encaminha saída de Zé Ivaldo para o Santos
Depois de recusar a proposta do Vasco no ano passado, o Cruzeiro acertou o empréstimo de Lucas ao Kyoto Sanga, do Japão, até dezembro. Na equipe asiática, disputou apenas sete jogos até o fim do vínculo.
O contrato de Lucas Oliveira com o Cruzeiro era válido até 31 de dezembro de 2025.
Zagueiro já se acertou com Vasco
Depois de ter sido liberado pelo Cruzeiro, Lucas Oliveira acertou todos os detalhes com o Vasco. Ele defenderá as cores do clube carioca até o fim de 2026.
Ele é o quarto reforço do Vasco encaminhado para esta temporada. Antes, o cruzmaltino também chegou a acordos com o goleiro Daniel Fuzato, o zagueiro Lucas Freitas e o volante Tchê Tchê.
Lucas Oliveira pelo Cruzeiro
Oliveira chegou à Raposa em fevereiro de 2022, emprestado pelo Atlético-GO. Em agosto do mesmo ano, teve seus direitos econômicos comprados em definitivo por cerca de R$ 4 milhões.
O zagueiro defendeu o time celeste em 80 partidas, marcou quatro gols e deu duas assistências. Mas perdeu espaço após a chegada de Zé Ivaldo em 2024.
A saída de Oliveira foi no momento em que o Cruzeiro era comandado por Nicolás Larcamón. Ele não conquistou a confiança do treinador, que preferiu formar dupla de zaga com Zé Ivaldo e Neris, e sequer entrou em campo durante o tempo de trabalho do argentino.
No restante da temporada, Oliveira também não teve espaço no Cruzeiro e foi emprestado duas vezes.