Enviado especial a Bradenton (EUA) – O jovem Marquinhos, de 21 anos, chegou ao Cruzeiro a pedido do técnico Fernando Diniz e pode ser um jogador polivalente no elenco. A depender do esquema, ele atua como ponta, mas já chegou a jogar improvisado na lateral, o que ocorreu em algumas oportunidades no Fluminense.
“Na época do Fluminense, eu ficava mais aberto pela direita, e o Árias mais para dentro. Por isso, eu joguei na lateral, mas era mais para defender do que para atacar, porque eu avançava como ponta, na minha posição normal”, disse.
Marquinhos foi revelado pelo São Paulo em 2021. Talentoso, chamou atenção do Arsenal, clube que o comprou em 2022. Sem espaço no time inglês, foi emprestado ao Norwich City-ING e ao Nantes-FRA, antes de defender o Fluminense, em 2024.
Ele disse que chegou ao Cruzeiro pela ambição do projeto e porque tinha o desejo de voltar a atuar com o técnico Fernando Diniz.
“Muito feliz com essa oportunidade de vestir essa camisa gigante do Cruzeiro e ter a oportunidade de trabalhar com o Diniz novamente, de aprender com ele, que é um cara excepcional. E também estou feliz com a oportunidade de estar ao lado de jogadores vencedores como Fagner, Cássio, Gabigol, Dudu, entre outros. Está sendo muito bom e no dia a dia estamos trabalhando para vencer no Cruzeiro”, disse.
“A escolha pelo Cruzeiro foi pelo projeto, é um clube ambicioso, que está se reconstruindo e que sonha ganhar títulos novamente. E também pelo Diniz, que tenho um carinho enorme, aprendi muito com ele na minha passagem pelo Fluminense e vejo que tenho muito a crescer junto com ele”, acrescentou.
Sobre suas características, ele explicou: “Eu sou um cara veloz, forte, que busco o gol, então é isso que o torcedor do Cruzeiro pode esperar de mim”.
Marquinhos foi emprestado pelo Arsenal e assinou contrato com a Raposa até dezembro de 2025.
Marquinhos trabalhou com Diniz no Fluminense
Diniz comandou o Fluminense de abril de 2022 a maio de 2024. Marquinhos chegou ao clube carioca durante a gestão do técnico, com quem venceu a Recopa Sul-Americana em fevereiro.
O atacante terminou o ano com 29 jogos, dois gols e duas assistências. Ele foi titular do Fluminense 21 vezes, mas perdeu espaço no segundo semestre. Em alguns momentos, o jogador foi escalado como lateral-direito.
Antes de jogar na equipe tricolor, Marquinhos passou por São Paulo; Arsenal e Norwich City, da Inglaterra; e Nantes, da França. O atacante estreou em 2021 e soma 95 jogos e oito gols como atleta profissional.
Reforços do Cruzeiro para 2025
Sob a gestão de Pedro Lourenço, o Cruzeiro prepara um elenco de peso para 2025. Até o momento, já foram anunciadas as chegadas do lateral-direito Fagner (emprestado pelo Corinthians), do volante Christian – comprado por R$ 18 milhões do Athletico-PR -, dos meias-atacantes Rodriguinho (ex-América), Dudu (ex-Palmeiras) e Eduardo (ex-Botafogo), além dos atacante Yannick Bolasie (ex-Criciúma) e Gabriel Barbosa (ex-Flamengo) e do zagueiro Fabrício Bruno, que jogou no Flamengo em 2024.