Enviado especial a Bradenton (EUA) – O Cruzeiro não voltará atrás na decisão sobre a desistência da contratação do zagueiro Valentín Gómez, de 21 anos. Conforme noticiado pelo No Ataque, a Raposa se retirou da negociação devido ao jogo duro do Vélez Sarsfield, da Argentina, que detém os direitos econômicos do defensor.
Em entrevista coletiva neste sábado (11/1), nos Estados Unidos, onde o clube faz pré-temporada, Pedro Junio, vice-presidente de da SAF celeste, confirmou que o grupo está fechado. Segundo ele, mesmo com a campanha da torcida nas redes sociais em prol do jogador, a Raposa não retomará a negociação e também não fará novos movimentos no mercado.
“Nosso elenco está fechado. Nossa última contratação foi feita, que é o Fabrício Bruno. Não temos intenção nenhuma de contratar mais nenhum jogador nesse momento. Nosso grupo está fechado e estamos muito satisfeitos com o que temos hoje. Não vemos necessidade de mais nenhuma contratação”, afirmou.
Pedro Junio, inclusive, classificou a atuação celeste no mercado como “pontual”. “Entendemos que foi uma janela muito pontual e muito boa no nosso modo de ver. Conseguimos fechar bem esse ciclo dessa janela. Fizemos boas contratações.”
“Temos hoje o nosso grupo fechado com a nossa última chegada. Estamos felizes, esperançosos, trabalhando muito duro para que conseguimos entregar o mais rápido ao nosso torcedor”, finalizou.
CEO do Cruzeiro, Alexandre Mattos deu detalhes sobre as conversas com o Vélez. “No caso do Valentín Gómez, a gente chegou a algumas etapas em acordos já ditos como feitos e as coisas foram caminhando sempre em ter alguma coisa a mais, sempre um empecilho a mais, sempre um pedido a mais, até que no sábado a gente fez um acordo final na reunião e ficou aguardando uma reunião de junta diretiva. Depois de idas e vindas, a gente colocou um prazo final nisso. Paralelamente, a gente tentou avançar em outros jogadores, como o Fabrício Bruno, porque a gente precisava de uma definição. E a gente acertou com o Fabrício; o Valentín Gómez poderia vir como um bônus”, disse.
“A gente fechou e mandou o documento. Ontem (sexta), parece que foi respondido pelo empresário dizendo de pagamento à vista ou teria que esperar para arrumar uma instituição financeira, ainda com algumas coisas (a resolver), e a gente encerrou o assunto”, acrescentou.
Mattos disse que o torcedor do Cruzeiro não deve lamentar o desacordo por Valentín Gómez, e sim comemorar o elenco montado. “Acho que o torcedor tem que valorizar o que foi feito e não sentir que teve alguma perda, não teve perda nenhuma. Na minha opinião, contratamos um dos maiores zagueiros do futebol brasileiro, para muitos o melhor atuando no Brasil. E ele fez um esforço hercúleo, um esforço do tamanho do mundo, há muito tempo não via um jogador querer tanto participar de um projeto como o Fabrício quer, todos querem vir, mas ele fez uma força muito grande para vir, tem que esquecer essa etapa e partir para outras, a gente tem que valorizar quem está aqui”.
A negociação entre Cruzeiro e Vélez
Por dias, o Cruzeiro tentou contratar Valentín Gómez. As negociações estavam em estágio avançado, conforme apurado pelo No Ataque. A Raposa havia oferecido cerca de 10 milhões dólares (cerca de R$ 61 milhões), valor pedido pelo Vélez, por 90% dos direitos econômicos do atleta.
Mesmo tendo a garantia de que receberia o montante exigido, o clube argentino fez novas exigências, o que irritou os dirigentes cruzeirenses, principalmente Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Justamente por isso, as conversas foram encerradas.
Segundo o jornalista argentino César Luis Merlo, o Vélez aceitou a oferta final nesta sexta-feira, e o próprio Valentín Gómez pediu para se transferir à Raposa. O indício de que seria possível chegar a um acordo fez com que a torcida do Cruzeiro agisse nas redes sociais.
No fim da tarde, o comandante Fernando Diniz admitiu que entrou em contato com o atleta, mas também pontuou que não há mais tratativas: “Conversei com o Valentín, é um jogador que, de fato, eu gostei muito. Mas neste momento as negociações estão encerradas. O Fabrício Bruno está chegando. Estou muito contente com o elenco que a gente tem aqui. É um elenco muito forte e temos de tudo para fazer um grande ano”.
Reforços do Cruzeiro e peças para a zaga
O Cruzeiro tinha a expectativa de fechar a contratação de dois zagueiros ainda esta semana. Uma foi efetuada: Fabrício Bruno, ex-Flamengo e cria da Toca, já chegou aos Estados Unidos para se juntar ao elenco durante a pré-temporada.
Além dele, integram a zaga celeste João Marcelo, Lucas Villalba e Jonathan Jesus. Zé Ivaldo e Weverton foram emprestados ao Santos e ao Betim, respectivamente, enquanto Lucas Oliveira se transferiu em definitivo ao Vasco.
Nesta janela de transferências, a Raposa também anunciou a contratação do lateral-direito Fagner, do volante Christian, dos meio-campistas Eduardo e Rodriguinho e dos atacante Bolasie, Dudu, Gabigol e Marquinhos.
Cruzeiro nos Estados Unidos
A estadia na Flórida, nos Estados Unidos, faz parte da pré-temporada do Cruzeiro. Até esta terça-feira (14/1), jogadores e comissão técnica realizam trabalhos no IMG Academy, em Bradenton.
Na terça-feira, viajam a Orlando para os primeiros compromissos do ano. Em 15 de janeiro, a Raposa duela com o São Paulo, às 21h30, no Inter&Co Stadium, em jogo amistoso pelo FC Series, antiga Flórida Cup. Em 18 de janeiro, às 17h, encara o Atlético, pelo mesmo torneio.
No dia 19 de janeiro, o Cruzeiro tem compromisso marcado com a Tombense, às 20h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.