CRUZEIRO

Cruzeiro: Zé Ivaldo é oficializado como reforço do Santos

O defensor de 27 anos foi emprestado ao Santos até 31 de dezembro deste ano, com obrigação de compra em caso de cumprimento de metas
Foto do autor
Compartilhe

Fora dos planos do técnico Fernando Diniz para 2025, o zagueiro Zé Ivaldo, do Cruzeiro, foi oficializado como novo reforço do Santos neste sábado (11/1). O defensor de 27 anos foi emprestado ao Santos até 31 de dezembro deste ano, com obrigação de compra em caso de cumprimento de metas.

Zé Ivaldo acumulou 88 jogos, cinco gols e três assistências em duas passagens pelo Cruzeiro.

Na primeira, por empréstimo em 2022, foram 33 partidas, com um gol e três passes para companheiros marcarem. Ele foi titular absoluto na campanha do time no título da Série B do Campeonato Brasileiro.

Em 2023, voltou ao Athletico-PR, clube que detinha os direitos econômicos. O retorno ao Cruzeiro foi no ano passado, quando fez 50 jogos e contribuiu com quatro gols.

Zé Ivaldo foi reserva com Diniz

Titular do Cruzeiro em boa parte da temporada, Zé Ivaldo perdeu a posição após a chegada de Diniz ao clube. O zagueiro até recebeu três chances consecutivas nos primeiros jogos do treinador à frente do time, mas depois deu lugar a Lucas Villalba na defesa. 

Das 15 partidas de Diniz, Zé Ivaldo começou seis. Ele foi acionado quatro vezes durante os jogos e ficou outras cinco apenas sentado no banco de reservas.

O melhor momento do defensor em 2024 foi com Fernando Seabra. Zé Ivaldo formou dupla de zaga com João Marcelo.

Ao todo, Zé Ivaldo entrou em campo 50 vezes na temporada e marcou quatro gols. 

Zagueiro voltou ao Cruzeiro em 2024

Na primeira passagem pelo Cruzeiro, Zé Ivaldo vestiu a camisa celeste em 33 partidas em 2022. Ele marcou um gol – na vitória celeste por 4 a 1 sobre a Ponte Preta, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro – e contribuiu com três assistências. 

Titular absoluto no time campeão da Segunda Divisão, o atleta fazia parte de uma trinca de defensores no esquema tático do técnico Paulo Pezzolano. Ele também ajudou a equipe a ter a defesa menos vazada da competição, com 26 gols sofridos. O zagueiro retornou ao Athletico-PR após o fim de seu empréstimo, em dezembro de 2022. 

Para ficar com Zé Ivaldo naquela oportunidade, o Cruzeiro precisaria desembolsar uma quantia que foi considerada alta pela Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Ele voltou ao Cruzeiro em dezembro de 2023 depois de assinar um pré-contrato. O zagueiro já não fazia mais parte dos planos do Furacão.

Compartilhe