O empresário Júnior Pedroso contou bastidores da negociação entre Gabigol com a diretoria do Cruzeiro e explicou razões que fizeram o jogador assinar com a equipe celeste.
O ex-atleta do Flamengo assinou com a Raposa por quatro temporadas e foi anunciado como reforço da equipe em 1° de janeiro deste ano.
A oficialização da contratação ocorreu logo após o fim da contagem regressiva feita pelo atleta em seu próprio canal no YouTube. Minutos depois, o Cruzeiro publicou um vídeo, seguido de informações sobre o acerto nas redes sociais.
O novo Camisa 9 da equipe celeste foi apresentado oficialmente em 4 de janeiro no Mineirão, com mais de 40 mil espectadores presentes.
O agente do jogador explicou as razões que fizeram o futebolistas assinar com o time mineiro.
“A gente teve três propostas financeiramente muito parecidas. A decisão do Gabriel não foi baseada na parte econômica. A gente poderia ter usado uma ou outra para poder criar um leilão e alavancar o negócio. Não foi o que aconteceu e eles não queriam fazer isto. O Gabriel tomou uma decisão muito pessoal. Porque esportivamente o Cruzeiro, óbvio, é um grande projeto também. Além de ter uma grande bandeira por trás, o Pedrinho, que encabeça o projeto junto com o Alexandre Mattos, tem grandes pretensões para os próximos anos. Trouxe um projeto muito sólido e bem estruturado financeiramente. Prometeu um time que vai disputar título, que era fundamental para o Gabriel. Isso faz parte do DNA dele, brigar por títulos. Óbvio que ele falou na coletiva ‘a conquista eu não posso prometer, mas posso prometer o melhor de mim’, afirmou no programa Zona Mista, do UOL.
Pedroso destacou que as negociações com o Cruzeiro duraram semanas e elogiou a forma que Alexandre Mattos, CEO do clube, conduziu as conversas.
“Antes de acabar o campeonato, tivemos uma reunião com o Mattos. Ele estava muito certo que o Gabriel iria acertar a oferta dele. Aí o Gabriel falou para ele ‘cara, não estou pronto. Te convidei para vir na minha casa para olhar nos seus olhos e dizer que não estou pronto para tomar esta decisão. Estou muito conectado com o Flamengo ainda. Não sei vocês vão esperar, mas não estou pronto’. Inteligentemente, o Mattos olhou para ele, achamos que o cara iria sair bem chateado de lá porque existia uma pretensão muito grande do Cruzeiro e com uma oferta muito grande na mesa, e disse ‘vamos te esperar até dia 31 de dezembro. Toma sua decisão. Faz o que você tem que fazer. No momento em que você estiver tranquilo, você me procura e a gente volta a conversar'”, disse.
“O Gabriel sai dali surpreso com a reação do cara e audácia para lidar com a situação. Ao mesmo tempo, ele deu tranquilidade para tomar a decisão tranquilo. ‘Vou te dar 10 dias para toma a decisão’. Não! Pensa, esteja pronto, e aí gente está aberto ali a construir com você”, explicou.
O agente de Gabigol destacou também que existiam outras propostas, do futebol nacional e internacional, para o jogador.
“Passando o campeonato, a gente sentou e conversou. Propostas muito importantes na mesa. Tinha de fora também. Arabia, Inglaterra, México, Estados Unidos… Oficial não. Porque o clube só transcreve no papel quando ele tem certeza de que algo vai acontecer. O Gabriel teve muita tranquilidade para tomar a decisão dele. Estava com o coração mais liberto. Deve ser difícil desconectar do Flamengo, aquilo ali é quase uma religião. Quando ele estava com o coração leve, a gente sentou e tomou a decisão. Todo mundo que fez oferta tava pressionando a gente”, finalizou.
Números de Gabigol pelo Flamengo
Gabriel Barbosa ficou eternizado na história do Flamengo pelo perfil decisivo. Foram várias marcas expressivas do camisa 99 em seis anos no clube, como a sexta posição no ranking de artilheiros, com 161 gols em 306 jogos.
O atacante aparece ao lado de Arrascaeta e Bruno Henrique, jogadores do atual elenco, com 13 títulos com a camisa rubro-negra. Destaque para duas Libertadores (2019 e 2022), dois Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020) e duas Copas do Brasil (2022 e 2024).
No troféu nacional deste ano, Gabigol marcou dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético, no Maracanã, pelo jogo de ida da final. Com isso, atingiu a marca de 16 tentos anotados em 17 finais pelo clube carioca.
Começo de temporada
O Cruzeiro tem compromissos no Brasil e nos Estados Unidos em janeiro. Além do jogo contra o São Paulo, o time celeste tem outro amistoso em solo norte-americano, contra o Atlético, no dia 18 (sábado), às 17h.
No domingo, estreia no Campeonato Mineiro contra o Tombense às 16h30.