CRUZEIRO

Com time de ‘estrelas’, Cruzeiro tenta quebrar jejum de seis anos no Mineiro

Cruzeiro inicia o Campeonato Mineiro sob o comando do técnico Fernando Diniz, que ganhou nove reforços na janela de transferências
Foto do autor
Compartilhe

Impulsionado por contratações milionárias, o Cruzeiro inicia o Campeonato Mineiro de 2025 como favorito ao título. A Raposa não é campeã desde 2019, ano em que bateu o Atlético na final e levantou a taça pela 38ª vez.

De lá para cá, o Cruzeiro viveu o pior momento de sua história, com rebaixamento e ‘pesadelo’ de três temporadas seguidas na Série B do Campeonato Brasileiro (2020 – 2022). Mas esse capítulo ficou para trás, e uma nova era se iniciou no clube .

O Cruzeiro agora pertence ao empresário Pedro Lourenço, dono da rede Supermercados BH. Em apenas nove meses, o presidente da Sociedade Anônima de Futebol celeste investiu mais de R$ 200 milhões em duas janelas de contratações.

Para 2025, houve ainda mais reformulações, visto que agora o Cruzeiro tem como grande estrela o atacante Gabigol, ex-Flamengo. O centroavante chega à Toca da Raposa com o status de jogador mais midiático do país e principal nome do time treinado por Fernando Diniz.

“Lembrando que o Cruzeiro hoje é uma empresa. O Cruzeiro não é um clube associativo, e uma empresa em qualquer setor do mundo pode ter investimentos para que tenha retorno. É isso que as empresas fazem: elas adquirem outras, ou uma pessoa faz uma empresa fazendo investimento para se adquirir retorno. E é isso que é o Cruzeiro hoje. Está investindo para ter o retorno técnico e, consequentemente, ter o retorno financeiro. (…) O Cruzeiro tem que aumentar a sua receita para a gente se tornar competitivo e autossustentável. Aí sim o Cruzeiro vai andar com suas próprias pernas”

Alexandre Mattos, CEO do Cruzeiro

Provável escalação do Cruzeiro no Campeonato Mineiro

Por causa de uma viagem ao Estados Unidos, onde faz pré-temporada, o Cruzeiro deve iniciar o Mineiro com uma equipe alternativa, ainda não definida.

A estreia será diante do Tombense, no domingo (18/1), a partir das 20h, no Mineirão, em Belo Horizonte. Os ingressos da partida já estão à venda.

Nos demais jogos, Diniz poderá fazer rodízios até descobrir qual será o 11 inicial para o restante da temporada. O primeiro desafio do time principal foi o empate por 1 a 1 com o São Paulo, em amistoso disputado nessa quarta-feira.

Diniz mandou o Cruzeiro a campo com Cássio; William, Fabrício Bruno, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique, Eduardo e Matheus Pereira; Dudu e Gabigol.

Antes do Tombense, a Raposa ainda enfrenta o Atlético. O segundo e último amistoso celeste ocorrerá no sábado, a partir das 17h, no Inter&Co Stadium, em Orlando, nos EUA.

Reforços

Chegaram ao Cruzeiro o zagueiro Fabrício Bruno; o lateral-direito Fagner; o volante Christian; os meia-atacantes Dudu, Eduardo e Rodriguinho; e os atacantes Yannick Bolasie, Gabigol e Marquinhos.

Ficha-técnica do Cruzeiro

  • Clube: Cruzeiro Esporte Clube
  • Data de fundação: 2 de janeiro de 1921
  • Meta no campeonato: título
  • Técnico: Fernando Diniz
  • Destaques: Cássio, Matheus Pereira e Gabigol
  • Posição no último estadual: vice-campeão

Elenco celeste

  • Goleiros: Cássio, Léo Aragão e Otávio
  • Laterais-direitos: William, Fagner e Dorival
  • Zagueiros: Fabrício Bruno, João Marcelo, Jonathan Jesus e Lucas Villalba
  • Laterais-esquerdos: Marlon e Kaiki
  • Volantes: Lucas Silva, Lucas Romero, Walace, Matheus Henrique, Christian, Fabrizio Peralta, Japa e Jhosefer
  • Meias: Matheus Pereira, Rodriguinho, Eduardo, Dudu e Vitinho
  • Atacantes: Kaio Jorge, Gabigol, Juan Dinenno, Yannick Bolasie, Kaique Kenji, Tevis, Marquinhos e Lautaro Díaz
Compartilhe