A volta de Neymar Jr. ao Santos será uma das grandes atrações do futebol brasileiro na temporada de 2025. E a última lembrança dos torcedores de Minas Gerais do craque com a camisa do Peixe é marcante: três gols, assistência e aplausos da torcida do Cruzeiro no Independência.
Na tarde desta quinta-feira (30/1), Neymar Jr. fez uma postagem em rede social e anunciou o retorno ao Brasil. Ele rescindiu o contrato com o Al Hilal, da Arábia Saudita, e confirmou que voltará ao Santos, clube que defendeu profissionalmente entre 2009 e 2013.
Último jogo de Neymar pelo Santos em Minas Gerais
Minas Gerais proporcionou alguns dos grandes momentos da carreira de Neymar Jr. Pela Seleção Brasileira, por exemplo, ele esteve em campo e fez gol na vitória do Brasil sobre a Argentina por 3 a 0, em 10 de novembro de 2016, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Porém, por clubes, a última lembrança foi um momento emocionante para o craque.
Em 3 de novembro de 2012, Neymar entrou em campo no estado mineiro pela última vez como jogador do Santos e teve uma atuação de gala. Diante do Cruzeiro, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, o craque marcou três gols, deu uma assistência e comandou a goleada do Peixe por 4 a 0 no Independência.
E a torcida presente nas tribunas do estádio localizado no bairro do Horto, em Belo Horizonte, reconheceu a atuação do jogador de 20 anos na época. Em um misto de revolta pela atuação do Cruzeiro e admiração pelo desempenho do craque, os cruzeirenses fizeram questão de aplaudir e gritar o nome de Neymar.
Após a partida, o destaque do futebol brasileiro detalhou os sentimentos pelo reconhecimento por parte da torcida. Neymar fez questão de destacar que aquele dia ficaria marcado na sua carreira por ser o primeiro tratamento desta forma de uma torcida adversária.
“Estou numa alegria e emocionado com essa situação. Só tenho que agradecer o carinho da torcida do Cruzeiro. É um dia que ficará marcado para a minha vida inteira. Vai ficar para a história. Não que eu busque bater recordes, mas a felicidade que estou hoje é muito grande. Não tem adjetivo para descrever o que estou sentindo hoje”
Neymar, após jogo contra o Cruzeiro
Neymar pelo Santos
Pelo Santos, clube pelo qual estreou profissionalmente em 7 de março de 2009, Neymar fez 225 jogos, com 136 gols e 63 assistências na primeira passagem, encerrada em meados de 2013.
Além disso, as conquistas do Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012), Copa do Brasil (2010), Libertadores (2011) e Recopa Sul-Americana (2012), fizeram com que ele se consolidasse como um dos maiores ídolos do clube paulista.