CRUZEIRO

Jardim faz Cruzeiro mudar planos e se movimentar para reforçar setor badalado

Técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim chegou e fez com que o Cruzeiro mudasse o planejamento na atual janela de transferências

A partir da contratação de um treinador, novas ideias começam a ser implementadas e carências são identificadas. Isso ocorreu no Cruzeiro. Leonardo Jardim chegou e fez a diretoria celeste mudar planos sobre a janela de transferências. Antes sem a intenção de fechar com novos jogadores, a Raposa voltou ao mercado e está se movimentando para reforçar um setor badalado: o ataque. 

Mesmo com contratações midiáticas, como Gabigol e Dudu, o Cruzeiro decepcionou nos primeiros meses da temporada de 2025. As três vitórias em 10 jogos oficiais resultaram na eliminação na semifinal do Campeonato Mineiro. Por isso, a equipe só volta a campo no fim de semana de 29 e 30 de março, na estreia do Campeonato Brasileiro, diante do Mirassol, no Mineirão. 

Até lá, o Cruzeiro terá diversas sessões de treinamento na Toca da Raposa II e movimentações para reforçar o setor ofensivo para Leonardo Jardim. Após a queda do Estadual nos pênaltis diante do América, no sábado (22/2), o técnico celeste, que foi contratado em 4 de fevereiro, falou sobre a necessidade de reforçar o elenco para a sequência da temporada de 2025.

 “Podemos melhorar o elenco, e a direção sabe a minha opinião, tem algumas peças que faltam para fazer a equipe competitiva. […] Acredito que possamos equilibrar o elenco, porque existem um ou dois espaços que a gente precisa de mais soluções. […] A direção sabe que poderemos melhorar em alguns setores”

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

Esse pedido do treinador fez o Cruzeiro voltar ao mercado. Em 11 de janeiro, ainda nos Estados Unidos, Pedro Junio, vice-presidente de da SAF celeste, afirmou que o clube não faria mais movimentações no mercado e que o grupo estaria fechado. Depois disso, o time fechou apenas com Mateo Gamarra, contratação feita já na “era Jardim” e provocada pela grave lesão de João Marcelo, e está na busca pela evolução do setor ofensivo. 

Uma possibilidade de reforço para o ataque celeste é Lucas Ronier. O No Ataque apurou que o Cruzeiro fez uma sondagem pelo atacante de 20 anos do Coritiba, como antecipado pelo ge.globo. O Coxa faz jogo duro e só aceita vender o jovem se o interessado arcar com a multa rescisória (não divulgada). A Raposa não confirma oficialmente o interesse no atleta e nem se a sondagem virará proposta. O jogador, por sua vez, almeja vestir a camisa estrelada.

De badalado a carente

O ataque foi o centro das atenções da janela de transferências do Cruzeiro para o início da temporada de 2025. O clube contratou Bolasie, Dudu, Gabigol e Marquinhos para o setor, além dos meias ofensivos Eduardo e Rodriguinho. Porém, o desempenho foi bem abaixo do esperado. Os nomes eram badalados, mas, pouco mais de um mês após o início da temporada, as carências foram vistas. 

Gabriel Barbosa foi o reforço mais badalado e é o rosto da janela de transferências celeste. Porém, mesmo com cinco bolas na rede, o desempenho do ex-Flamengo de 28 anos é contestado. Os três gols de pênalti, um de rebote de penalidade e apenas uma bola na rede sem relação com a marca da cal incomodam uma parte da torcida. Além disso, a improdutividade em campo e a expulsão no clássico diante do Atlético prejudicaram o início do camisa 9. 

O outro reforço ofensivo midiático foi Dudu, mas esse até recebeu aplausos da torcida em algumas partidas. O ex-jogador do Palmeiras de 33 anos foi praticamente a válvula de escape no ataque em algumas partidas. Embora tenha feito apenas um gol, o atacante teve bons momentos durante o Campeonato Mineiro. 

Já Bolasie e Marquinhos não tiveram a mesma constância, até pelo revezamento no time titular. O congolês, nascido na França, de 35 anos, fez três gols  e deu uma assistência, mas só participou de 90 minutos apenas em duas oportunidades. Já o atacante que estava no Fluminense em 2024 teve mais tempo em campo, só que protagonizou apenas dois gols – uma bola na rede e um passe para gol. 

Outros dois atacantes do elenco do Cruzeiro disponíveis – já que Juan Dinenno segue lesionado – são duas contratações feitas já na “era Pedrinho”, mas no meio da temporada passada. E ambos não emplacaram na atual temporada. Kaio Jorge sofre com problemas físicos e fez apenas duas partidas em 2025 – até foi titular na semifinal diante do América -, enquanto Lautaro Díaz não foi titular, teve baixa minutagem e marcou um gol. 

Atacantes do Cruzeiro em 2025

  • Bolasie – 397 minutos em 10 partidas – 3 gols e 1 assistência
  • Dudu – 585 minutos em 9 partidas – 1 gol
  • Gabigol – 570 minutos em 7 partidas – 5 gols
  • Kaio Jorge  – 165 minutos em 2 partidas
  • Lautaro Díaz – 80 minutos em 6 partidas – 1 gol
  • Marquinhos – 551 minutos em 10 partidas – 1 gol e 1 assistência
Compartilhe