
O Cruzeiro anunciou, nesta sexta-feira (28/2), a contratação do atacante Wanderson, ex-Internacional. O atleta de 30 anos desembarcou em Belo Horizonte para suprir uma carência apontada pelo técnico Leonardo Jardim: ocupar a ponta direita do setor ofensivo.
Wanderson assinou contrato com a Raposa até o fim de 2027. Ele chega como forma de abatimento de dívida de R$ 2,8 milhões dos gaúchos aos mineiros pela compra do atacante Wesley, em fevereiro de 2024. O déficit, inclusive, havia feito o Cruzeiro acionar o Internacional na Câmara Nacional de Resolução e Disputas (CNRD).
Para completar a transação, a Raposa deve enviar um jovem atleta ao colorado. Caso não aconteça, pagará quantia considerada irrisória por Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do clube.
O meio-campista Japa, atualmente no departamento médico do clube (lesão no tendão da coxa esquerda), despertou interesse do Internacional. Contudo, Pedrinho vetou: “Todo mundo quer o Japa, mas não vamos liberar, não. É um cara que temos certeza que vai ser um grande jogador. Apostamos muito nele”.
Características de Wanderson
Destro, Wanderson pode atuar por ambos os lados do campo. No desembarque na capital mineira, dispôs-se a preencher o espaço solicitado pelo comandante: “Me falaram que é uma posição carente. Eu jogo tanto pela esquerda como pela direita. Estou pronto para ajudar, e feliz de estar aqui. Espero ajudar da melhor forma, trazendo um bom futebol para conquistar grandes coisas pelo Cruzeiro”
Carreira de Wanderson
Revelado no Beerschot AC, da Bélgica, Wanderson passou por Lierse-BEL, Getafe-ESP, Salzburg-AUS e Krasonadar-RUS antes de chegar ao Brasil pela primeira vez para atuar pelo Internacional, em 2022. No fim do ano, após boa temporada, o clube exerceu o direito de compra e pagou 4,5 milhões de euros (R$ 24,8 milhões na cotação da época).
Com a camisa colorada, acumula 21 gols e 19 assistências em 145 partidas. O melhor momento foi em 2023. Na temporada posterior, perdeu espaço e sequência devido a problemas físicos e à ascensão de Wesley. Em 2025, vestiu a camisa nos nove confrontos – sete como titular.