
Comandante do Cruzeiro, Leonardo Jardim teve oportunidade de testar os atletas da equipe principal em dois jogos-treino contra o time sub-20, neste sábado (1º/3), na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte. O português inovou nas formações apresentadas.
No primeiro confronto, acionou Cássio, Fagner, Fabrício Bruno, Gamarra (Kaiki) e Lucas Villalba; Walace, Matheus Henrique, Christian (Murilo Rhikman) e Matheus Pereira; Dudu e Bolasie – cinco considerados titulares e seis reservas. Os escalados venceram por 2 a 0, gols de Bolasie e Pereira.
A principal novidade foi a presença do zagueiro Villalba na lateral-esquerda. Canhoto, o argentino deu bastante suporte ao ataque e chegou a carimbar o travessão. Com a entrada de Kaiki na segunda parcial, voltou à zaga. O meio-campista Murilo Rhikman, de 18 anos, ganhou oportunidade entre os principais atletas.
Atuaram no segundo duelo Leo Aragão, William, Jonathan Jesus, Marlon, Kaiki (Janderson), Romero, Lucas Silva (Eduardo), Eduardo (Rodriguinho), Marquinhos, Kaio Jorge e Gabi. Os profissionais golearam por 5 a 0, com gols de William, Kaio Jorge e Gabi (três vezes).
Lateral-esquerdo, Marlon iniciou o confronto na zaga. Depois, quando o zagueiro Janderson, de 19 anos, substituiu Kaiki, o camisa 6 voltou para o lado do campo. Chamou a atenção, também, o fato de Leonardo Jardim ter dado uma segunda oportunidade a Eduardo.
Lautaro Díaz não participou de ambos os duelos. O atacante argentino realiza trabalhos individuais para aprimorar o físico e não tem participado das atividades com os companheiros. Recém-chegado, Wanderson treinou, mas não jogou.
As formações de Leonardo Jardim
Desde que chegou ao Cruzeiro, Leonardo Jardim comandou a equipe principal três vezes. Em nenhuma utilizou alguma das formações testadas nos jogos-treino.
A escalação da derrota por 2 a 1 para o Democrata-GV, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro, pode ser considerada atípica. O time já estava classificado e tinha alguns jogadores pendurados, por isso, o treinador acionou equipe alternativa, composta por Léo Aragão; Fagner (William, aos 11′ do 2ºT), Jonathan Jesus, Lucas Villalba, Marlon (Kaiki, aos 11′ do 2ºT); Walace (Matheus Pereira, aos 26′ do 2ºT), Lucas Silva, Eduardo; Bolasie, Marquinhos (Rodriguinho, aos 26′ do 2ºT) e Tevis (Dudu, aos 11′ do 2ºT).
Tevis sequer faz parte do elenco celeste. O atacante se transferiu por empréstimo ao Athletico-PR como parte da transação que levou o zagueiro Mateo Gamarra à Toca da Raposa.
Depois, no primeiro jogo da semifinal do Estadual, empate por 1 a 1 com o América, no Mineirão, Leonardo Jardim acionou: Cássio; William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno, Kaiki; Lucas Romero (Marquinhos, aos 39′ do 2ºT), Matheus Henrique , Eduardo (Lucas Silva, aos 19′ do 2ºT), Matheus Pereira; Dudu (Bolasie, aos 30′ do 2ºT) e Gabigol.
Na volta, entraram em campo Cássio; William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno, Kaiki (Marlon aos 20 do 2T); Lucas Romero, Matheus Henrique, Eduardo (Marquinhos aos 20 do 2T); Dudu (Christian aos 34 do 2T), Kaio Jorge (Bolasie aos 34 do 2T) e Gabigol. Destaque para a ausência de Matheus Pereira. Após negociação frustrada com o Zenit, da Rússia, ficou de fora dos relacionados. O camisa 10 não participou de todos os treinamentos que antecederam o confronto.
As equipes voltaram a empatar por 1 a 1 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, o América levou a melhor e avançou à decisão ao vencer por 4 a 2.
Cruzeiro em campo
O Cruzeiro só volta a campo no fim de março, quando recebe o Mirassol no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Posteriormente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmará a data e o horário.