
O Cruzeiro apresentou, nesse sábado (8/3), durante a vitória da equipe feminina por 1 a 0 sobre o Bahia, pelas quartas de final da Supercopa, a nova camisa de goleiros. Nas redes sociais, o uniforme sofreu represália por parte da torcida. Diante de tamanha insatisfação, o clube se manifestou.
O amarelo predomina na camisa, que conta com estampas variadas em todo o corpo. A principal revolta dos adeptos se deve à cor do escudo, apresentado em vermelho, longe do tradicional azul.
“A questão não é só a camisa que é horrível. A Adidas simplesmente jogou para m**** o manual da marca do Cruzeiro, que diz claramente que não pode mudar a cor do escudo” e “Que atrocidade é essa camisa de goleiro do Cruzeiro pra 2025! Escudo vermelho?” são exemplos de comentários negativos em relação à veste.
Nota do Cruzeiro
Em nota, o Cruzeiro disse que o desenho segue templates oferecidos pela Adidas, a fornecedora, a todos os clubes do mundo. O Boca Juniors, da Argentina, e o Inter Miami, dos Estados Unidos, por exemplo, utilizam o mesmo padrão.
“Quanto à aplicação do escudo, foi optado por seguir versão monocromática, como é feito por diversos clubes europeus (ex. Manchester United, Bayern Munique, Arsenal e Juventus). O escudo do Cruzeiro é definido pelo estatuto do clube, sendo que “os procedimentos para a utilização da cor, tipologia, logomarca e suas variações permitidas”, são regidos pelo Manual de Identidade Visual do Cruzeiro Esporte Clube. O manual de identidade visual permite aplicações monocromáticas”, seguiu.
Manual de Identidade Visual do Cruzeiro
A página 8 do Manual de Identidade Visual do Cruzeiro diz: “nunca aplicar o logo em outros tons fora do espectro azul”.
Entretanto, na página 10, em que as versões monocromáticas negativas são apresentadas, a versão em vermelho recebe o selo de aprovação, com as seguintes justificativas: “É permitido a versão monocromática desde que mantida a integridade e contraste de marca. Apesar disso, sempre preferir aplicação sobre o fundo azul. Seu uso é restrito e necessita aprovação interna do Cruzeiro”.
Páginas 8 e 10 do Manual de Identidade Visual do Cruzeiro


Nota do Cruzeiro na íntegra
“As camisas de goleiro produzidas pela adidas seguem templates oferecidos a todos os clubes no mundo.
Então, o clube escolhe as cores entre as opções disponíveis. Quanto à aplicação do escudo, foi optado por seguir versão monocromática, como é feito por diversos clubes europeus (ex. Manchester United, Bayern Munique, Arsenal e Juventus). O escudo do Cruzeiro é definido pelo estatuto do clube, sendo que “os procedimentos para a utilização da cor, tipologia, logomarca e suas variações permitidas”, são regidos pelo Manual de Identidade Visual do Cruzeiro Esporte Clube”.
O manual de identidade visual permite aplicações monocromáticas, como descrito na imagem a seguir”.