CRUZEIRO

Cruzeiro x Botafogo promoverá disputa entre compatriotas em busca de afirmação

Jogo-treino entre os clubes está marcado para este sábado (15/3), às 17h, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro

Cruzeiro e Botafogo se enfrentarão de forma não oficial neste sábado (15/3), às 17h. O jogo-treino no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, colocará frente a frente Leonardo Jardim e Renato Paiva, técnicos que compartilham a nacionalidade portuguesa e estão em busca de afirmação no futebol brasileiro.

Leonardo Jardim

Nascido na Venezuela e naturalizado português, Leonardo Jardim assumiu o comando técnico do Cruzeiro em meados de fevereiro. Em três jogos à frente dos celestes, ainda não encontrou o caminho das vitórias e caiu de forma precoce no Campeonato Mineiro.

Apesar do aproveitamento ruim, de apenas 22%, o treinador de 50 anos tem a confiança da diretoria e dos torcedores. O longo período sem compromissos oficiais, quase uma pré-temporada forçada, possibilitará que Jardim tenha tempo para implementar a filosofia de jogo.

Jardim não participou da montagem do elenco, feita ao fim da temporada anterior, mas acredita ter em mãos um grupo capacitado. Desde o momento em que desembarcou em Belo Horizonte, pediu apenas a contratação de um ponta extremo, o que fez com que os dirigentes celestes buscassem Wanderson no Internacional.

Nos jogos-treino realizados até o momento, o Cruzeiro não sofreu. Pelo contrário. Sufocou os adversários. Contra o time sub-20, venceu duas vezes, por 2 a 0 e 5 a 0. Diante do Boston City, goleou por 12 a 0.

Contra o Botafogo, campeão da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, grupo e comissão técnica terão a primeira prova a nível do restante da temporada, que conta com a Série A, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana.

Depois de encarar o Glorioso, a Raposa enfrentará o Pouso Alegre (18/3, na Toca da Raposa 2) e o Bragantino (22/3, em Bragança Paulista). A estreia na Primeira Divisão será em 29 de março, às 18h30, contra o Mirassol, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Antes do trabalho inédito no Brasil, Jardim passou por Camacha, GD Chaves, Beira Mar, Braga e Sporting, de Portugal; Olympiacos, da Grécia; Monaco, da França; Al Hilal, da Arábia Saudita; Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos; e Al-Rayyan, do Catar.

Renato Paiva

Nascido em Portugal e da mesma escola que o adversário, Renato Paiva é a esperança do Botafogo para reencontrar o equilíbrio, perdido desde o fim da temporada anterior, com desmonte sofrido e tropeço no Campeonato Carioca.

Jogadores campeões, é claro, sofrem assédio de outras equipes. E o Glorioso não conseguiu segurar vários nomes que foram a cara do clube em 2024. Almada, Luiz Henrique, Júnior Santos e Tiquinho, por exemplo, deixaram a capital carioca. Quem também se maravilhou com outra oferta foi Arthur Jorge, agora treinador do Al-Rayyan, do Qatar.

Enquanto a diretoria, encabeçada por John Textor, dono da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do clube, estudava alvos, o time, em campo, colecionava decepções: perdeu o título da Supercopa para o Flamengo, sequer avançou ao mata-mata do estadual e tropeçou na decisão da Recopa Sul-Americana diante do Racing.

Curiosamente, a busca incessante por um treinador terminou instantes após a derrota para o clube argentino. Na madrugada de 28 de fevereiro, o Botafogo anunciou a chegada de Renato Paiva. Com pouco tempo de trabalho, o comandante havia recusado amistoso com o Cruzeiro, conforme apurado pelo No Ataque. Depois, mudou de ideia e aceitou o confronto nos moldes de jogo-treino.

A estreia da equipe carioca na Série A está prevista também para 29 de março, às 16h30, contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo.

Aos 54 anos, Renato Paiva também passou por Independiente del Valle, do Equador; León e Toluca, do México; e Bahia.

Compartilhe