Técnico do Cruzeiro desde meados de fevereiro, Leonardo Jardim comandou a equipe principal em três jogos pelo Campeonato Mineiro e em quatro atividades não oficiais. Em pouco mais de um mês na capital mineira, nunca repetiu escalações e pode indicar um time titular no próximo amistoso, contra o Bragantino.
As escalações no Mineiro
Oficialmente apresentado em 10 de fevereiro, Jardim estreou no comando técnico pouco tempo depois, em 12 de fevereiro, na derrota por 2 a 1 para o Democrata-GV, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro.
Naquela ocasião, considerando desfalques, pendurados e o fato de o time já ter se garantido na semifinal, o treinador levou time alternativo, composto por Léo Aragão; Fagner (William, aos 11′ do 2ºT), Jonathan Jesus, Lucas Villalba, Marlon (Kaiki, aos 11′ do 2ºT); Walace (Matheus Pereira, aos 26′ do 2ºT), Lucas Silva, Eduardo; Bolasie, Marquinhos (Rodriguinho, aos 26′ do 2ºT) e Tevis (Dudu, aos 11′ do 2ºT).
No empate por 1 a 1 com o América, na ida da semifinal do Estadual, Jardim escalou Cássio; William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno, Kaiki; Lucas Romero (Marquinhos, aos 39′ do 2ºT), Matheus Henrique , Eduardo (Lucas Silva, aos 19′ do 2ºT), Matheus Pereira; Dudu (Bolasie, aos 30′ do 2ºT) e Gabigol.
Na volta, que significou a eliminação da Raposa no Mineiro (empate por 1 a 1 no tempo regulamentar e derrota por 4 a 2 nos pênaltis), entraram em campo Cássio; William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno, Kaiki (Marlon aos 20 do 2T); Lucas Romero, Matheus Henrique, Eduardo (Marquinhos aos 20 do 2T); Dudu (Christian aos 34 do 2T), Kaio Jorge (Bolasie aos 34 do 2T) e Gabigol. Camisa 10 do Cruzeiro, Matheus Pereira sequer foi relacionado. O meio-campista não havia treinado com o elenco devido à negociação frustrada com o Zenit, da Rússia.
Entre 12 e 22 de fevereiro, o treinador, à época recém-chegado, teve pouco tempo de trabalho. Apesar de ter colecionado resultados negativos, recebeu voto de confiança da diretoria celeste, que considerou o período insuficiente para entregar evolução.
Jardim iniciou, então, iniciou um trabalho além do campo. Entregou diagnóstico aos mandatários, solicitou a contratação de um ponta versátil e, entre as ações nos bastidores, recomendou que o clube acompanhasse atletas que cumprem período de empréstimo fora da Toca da Raposa.
Agora, o comandante português aproveita a intertemporada, iniciada após a eliminação do Estadual, para seguir avaliando o elenco e implementar a própria ideologia. Foram quatro jogos-treino: contra o sub-20, o Boston City, o Botafogo e o Pouso Alegre. Em entrevista recente à TV Cruzeiro, Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, afirmou que o elenco se desenvolveu no período sem partidas oficiais.
As escalações em jogos não oficiais
Cruzeiro x sub-20
Logo após a queda no Mineiro, o Cruzeiro marcou atividade contra a equipe sub-20. No primeiro confronto, acionou Cássio, Fagner, Fabrício Bruno, Gamarra (Kaiki) e Lucas Villalba; Walace, Matheus Henrique, Christian (Murilo Rhikman) e Matheus Pereira; Dudu e Bolasie. Os escalados venceram por 2 a 0.
Atuaram no segundo duelo Leo Aragão, William, Jonathan Jesus, Marlon, Kaiki (Janderson), Romero, Lucas Silva (Eduardo), Eduardo (Rodriguinho), Marquinhos, Kaio Jorge e Gabi. Os profissionais golearam por 5 a 0
Cruzeiro x Boston City
O jogo-treino contra o Boston City, vencido pelo Cruzeiro por 12 a 0, foi dividido em quatro tempos de 30 minutos. Nas duas primeiras parciais, vestiram a camisa estrelada Cássio, Fagner, Janderson (Marlon), Jonathan Jesus, Lucas Villalba (Weverton), Lucas Romero, Matheus Henrique, Rodriguinho (Marquinhos), Marquinhos (Wanderson), Bolasie (Eduardo) e Gabi.
Nos últimos dois tempos, atuaram Léo Aragão (Otávio), William, Fabrício Bruno, Gamarra, Marlon (Kaiki), Lucas Silva (Christian), Walace, Matheus Pereira, Dudu, Wanderson (Eduardo) e Kaio Jorge.
Cruzeiro x Botafogo
No empate por 3 a 3 contra o Botafogo, Leonardo Jardim entrou nas duas primeiras etapas com Cássio, William, Jonathan, Gamarra e Villalba (Marlon); Walace, Matheus Henrique, Dudu; Wanderson, Gabi e Kaio Jorge.
O terceiro tempo teve Léo Aragão, Fagner, Jonathan, Gamarra e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Eduardo; Marquinhos e Lautaro Díaz em campo. Na quarta etapa, o treinador fez algumas mudanças e finalizou a atividade com Léo Aragão, Fagner, Janderson, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian (Marquinhos) e Eduardo; Rodriguinho e Lautaro Díaz.
Cruzeiro x Pouso Alegre
O triunfo por 3 a 2 diante do Pouso Alegre contou com um tempo de 45 minutos e dois de 30 de minutos. Na primeira etapa, Leonardo Jardim acionou Cássio, Fagner, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus, Villalba, Lucas Romero, Matheus Henrique, Christian (Rodriguinho), Matheus Pereira, Dudu e Lautaro Díaz.
Na segunda parcial, entraram Léo Aragão (Otávio), William, Fabrício Bruno (Weverton), Gamarra, Kaiki, Walace, Lucas Silva, Rodriguinho, Matheus Pereira (Eduardo), Wanderson e Gabi.
Atuaram na terceira etapa Otávio, William, Weverton, Gamarra (Lucas Silva), Marlon, Walace (Rodriguinho), Eduardo, Wanderson (Kaiki), Marquinhos, Kaio Jorge e Gabi.
Próximos compromissos do Cruzeiro
O próximo compromisso do Cruzeiro será diferente: de caráter amistoso e não jogo-treino. Sendo assim, imprensa e torcida poderão acompanhar o duelo contra o Bragantino, no sábado (22/3), às 18h30, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
O que deve ser o último teste do Cruzeiro antes da estreia no Campeonato Brasileiro pode ser a oportunidade para Leonardo Jardim escalar o time que considera titular. O SporTV, na TV fechada, televisionará o amistoso.
Contudo, como alertado pelo próprio comandante, a equipe deve enfrentar rotações ao longo da temporada devido à sequência intensa de jogos. Também à TV Cruzeiro, Jardim detalhou: “Jogaremos de quatro em quatro dias, precisamos de um elenco com soluções. E é isso que estamos fazendo, criando um elenco com soluções… Vamos precisar alterar alguns jogadores para ter uma equipe competitiva”.
Por enquanto, chama especial atenção a utilização do zagueiro Villalba na lateral esquerda nos primeiros tempos dos jogos-treino, em detrimento de Marlon e Kaiki, naturais da posição. O volante Walace, considerado reserva até então, também tem ganhado mais espaço. No setor ofensivo, Jardim tem alternado entre dois e três atacantes.
Estreia do Cruzeiro no Brasileiro
O Cruzeiro estreia no Campeonato Brasileiro em 29 de março (sábado), contra o Mirassol, às 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. Em abril, também inicia as caminhadas na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil.