CRUZEIRO

Diretor da CBF comenta experiência no Cruzeiro: ‘Situação quase falimentar’

Lênin Franco trabalhou na Toca da Raposa II de maio de 2022 a setembro de 2023

O diretor de marketing e comercial da CBF, Lênin Franco, falou nas redes sociais sobre sua passagem pelo Cruzeiro. Ele trabalhou na Toca da Raposa II de maio de 2022 a setembro de 2023, na administração do empresário Ronaldo Nazário, então dono de 90% da SAF celeste.

Lênin lembrou a contribuição de Ronaldo e citou a situação financeira complicada do clube celeste.

“O Cruzeiro era um grande desafio, com o clube na Série B, com situação financeira quase falimentar, mas a gente tem um handicap grande, mais experiente, mas tinha a figura do dono do clube que trazia muita oportunidade para a instituição”, disse.

Lênin também destacou as passagens por Botafogo e Bahia.

“Foram desafios diferentes, com várias similaridades, mas com algumas coisas distintas. Acho que no caso do Bahia, a situação que o Bahia vivia, de falência praticamente, foi o mais difícil, também por ser o clube do coração e isso tem peso diferente. O Botafogo foi um desafio bem grande também pela situação econômica e pela recuperação de imagem”.

Desafios de Lênin no Cruzeiro

O ex-diretor do Cruzeiro tinha como principal missão expandir o programa ‘Sócio Cinco Estrelas’. A Raposa chegou a ter mais de 71 mil contribuintes ao final da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022, mas teve queda vertiginosa no número logo na volta à Série A.

Em junho de 2022, o gestor Ronaldo Fenômeno avisou que a meta de sócios na elite nacional seria de 100 mil torcedores, marca bem distante da realidade. O Cruzeiro chegou a 50.316 colaboradores adimplentes naquele ciclo.

À época, Lênin defendeu a redução da quantidade de modalidades, que tinham mais de dez opções. O diretor comercial também não conseguiu implementar o season ticket – espécie de ingresso para os sócios para toda a temporada.

Sucesso de público no ano passado, a ‘Caravana do Cruzeiro’ foi uma das ações de marketing mais acertadas durante a gestão de Lênin. Criada em agosto de 2022, a iniciativa tinha como propósito aproximar o clube dos torcedores que moram no interior de Minas Gerais.

Mudança do Raposão e Raposinho

Outra medida respondida por Lênin e que dividiu opiniões dos torcedores foi a mudança de visual do Raposão e Raposinho, em 2023. As mascotes passaram por uma reformulação abrupta, o que revoltou grande parte da torcida cruzeirense.

Novas versões do Raposão e Raposinho - (foto: Reprodução/Cruzeiro)
Cruzeiro repaginou mascotes Raposão e Raposinho, mas mudança não agradou à torcida(foto: Reprodução/Cruzeiro)

O Cruzeiro se viu obrigado a suspender a repaginação dos animadores de torcida diante da ‘chuva’ de críticas nas redes sociais e dos protestos contra a ideia. Depois disso, o clube também criou o “comitê de torcedores” para debater projetos de marketing com participação direta dos sócios.

Com a reação da torcida, a diretoria celeste abriu votação para os sócios-torcedores escolherem o formato do novo Raposão.

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