A primeira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino entregou um jogo emocionante no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, na noite deste domingo (23/3). O Cruzeiro começou atrás no placar, viu o Grêmio dominar a primeira etapa, mas reagiu no segundo tempo e arrancou uma virada impressionante por 4 a 3. O duelo teve três pênaltis, duas expulsões e até o protocolo de concussão acionado.
Desempenho aéreo e vantagem do Grêmio
O Grêmio mostrou força desde o início e explorou a bola aérea para construir uma vantagem de 2 a 0 ainda no primeiro tempo. A defesa celeste teve dificuldades para conter as investidas pelo alto, e as Gurias aproveitaram com precisão para balançar as redes duas vezes: com Tayla, aos 25′, e Yamila Rodriguez, aos 47′.
O primeiro tempo também ficou marcado por uma novidade no Brasileirão Feminino. Pela primeira vez na história da competição, o protocolo de concussão da FIFA precisou ser acionado pela arbitragem. Logo no início da partida, Katielle, lateral do Grêmio, precisou ser substituída após sofrer um choque de cabeça com Lady Andrade, do Cruzeiro.
Conforme prevê o protocolo, a situação rendeu uma substituição extra para cada time.
Cruzeiro cresce e jogo ganha contornos caóticos
Na etapa final, a partida ganhou um ritmo frenético. O Cruzeiro descontou com Gaby Soares aos 13′ e empatou com Byanca Brasil, de pênalti, aos 23′. O Grêmio ainda retomou a frente no placar com Giovaninha, também de pênalti, aos 33′.
Mas a noite era das Cabulosas. Com a expulsão da capitã Tayla, as gaúchas perderam força defensiva, e o Cruzeiro aproveitou a superioridade numérica para pressionar até encontrar o empate com Pri Back, novamente em uma cobrança de pênalti, aos 38′.
Virada nos acréscimos e reclamações no fim
Quando o empate parecia encaminhado, o Cruzeiro encontrou o caminho da virada nos acréscimos, com gol de Gisseli, aos 46′, incendiando a torcida. A frustração do lado gremista foi evidente, e Dani Barão acabou recebendo o cartão vermelho após o apito final por reclamação.
Com o resultado, o Cruzeiro larga com três pontos no Brasileirão Feminino e dorme na vice-liderança por conta do critério de gols marcados, atrás apenas da Ferroviária, que venceu o Sport, em casa, por 7 a 0, também neste domingo.
Nesta segunda-feira (24/3), dois jogos fecham a primeira rodada: Real Brasília encara o Corinthians, no Bezerrão, às 19h; e o Flamengo enfrentará o São Paulo, no Luso-Brasileiro, às 21h30.