Atacante do Cruzeiro, Dudu comentou as posições que têm ocupado em campo desde que o técnico Leonardo Jardim assumiu o comando técnico do clube. Em entrevista coletiva realizada na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (26/3), o camisa 7 projetou as funções que exercerá ao longo da temporada sem se restringir a uma faixa do campo.
Conforme explicado por Dudu, a responsabilidade a ele atribuída é condicionada por alguns fatores. Fato é que o atacante usufrui de ‘liberdade’ dada pelo treinador.
“Acho que o professor Jardim está dando total liberdade para a gente, principalmente para mim, né? Assim, de se movimentar às vezes pela beirada, às vezes pelo meio, depende da equipe, do adversário, de onde estamos jogando”, iniciou.
O comandante português tem à disposição um jogador versátil, que pode atuar um pouco mais pelo meio ou na beirada do gramado, explorando o um contra um. Dudu detalhou que, independentemente da posição, precisa se movimentar com frequência e se aproximar da meta adversária.
“Eu acho que fiz bons jogos no Campeonato Mineiro jogando aberto. Minha base toda também joguei por dentro, como camisa 10. No Palmeiras, às vezes, eu jogava por dentro também. Ele (Leonardo Jardim) quer que a gente se movimente bastante ali na frente para procurar os espaços melhores e estar mais próximo do gol”, finalizou.
Dudu será titular do Cruzeiro?
Dudu agrada a Leonardo Jardim. Isso porque foi escalado em todos os times montados pelo comandante desde que desembarcou na capital mineira, em meados de fevereiro. Sendo assim, é forte candidato para estrear no Campeonato Brasileiro entre os titulares: “Espero que possa começar jogando”.
Nas três últimas partidas pelo Campeonato Mineiro, foi acionado como ponta esquerda e se destacou pela velocidade e pelo drible. No único amistoso aberto à imprensa, empate por 1 a 1 com o Bragantino, Dudu atuou um pouco atrás para suprir volume no meio-campo, ocupado por dois volantes. Nos outros jogos-treinos realizados após a eliminação no Estadual, a Raposa não detalhou a utilização do camisa 7.
Em entrevistas recentes, Leonardo Jardim deixou claro que adotará o sistema de rodízio devido ao intenso calendário do futebol nacional.
Estreia do Cruzeiro no Brasileiro
O Cruzeiro estreia no Campeonato Brasileiro neste sábado (29/3), contra o Mirassol. O duelo está marcado para as 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.