Há oito anos, um confronto com o Cruzeiro marcou a vida do goleiro Alex Muralha, que hoje defende o Mirassol. O atleta sofreu críticas e virou meme por causa de estratégia falha na final de Copa do Brasil de 2017, entre Flamengo e Raposa. Agora, ele terá a oportunidade de escrever uma nova história diante do time celeste.
A estreia do Mirassol na Série A do Campeonato Brasileiro será diante do Cruzeiro, neste sábado (29/3), às 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. O clube fundado em 1925 nunca havia disputado a elite do futebol nacional, e fará duelo inédito com os mineiros na primeira rodada.
Muralha é titular do Mirassol. O goleiro de 35 anos, natural de Três Corações, no interior de Minas Gerais, está na terceira passagem pela equipe paulista.
Leia: As prováveis escalações e desfalques de Cruzeiro e Mirassol
Atuação de Muralha contra o Cruzeiro na Copa do Brasil
Entre 2016 e 2017, Muralha viveu o maior desafio da carreira em um momento turbulento do Flamengo. O Rubro-Negro vivia o início da era de prosperidade financeira, mas não conseguia ser campeão.
Uma das derrotas marcantes desse período foi na decisão da Copa do Brasil de 2017, contra o Cruzeiro. Os times empataram as partidas de ida (1 a 1 no Maracanã, no Rio de Janeiro) e volta (0 a 0 no Mineirão).
Com isso, a decisão da taça foi para os pênaltis. Muralha, que já vinha sendo contestado, e tinha ficado fora do primeiro jogo, foi o titular na meta do Flamengo em todo o duelo final.
Leia: Gabigol é esperança do Cruzeiro para repetir feito único de ídolo celeste
Nas penalidades, o goleiro pulou para o lado direito em todas as cobranças – estratégia que deu errado e repercutiu de forma amplamente negativa após a derrota rubro-negra por 5 a 3.
O Cruzeiro acertou todas as suas batidas. Já o Flamengo perdeu uma, com Diego Ribas. O goleiro Fábio defendeu a cobrança do meia, que era o camisa 10 da equipe carioca.
“Foi uma estratégia, infelizmente não deu certo”, confirmou Muralha em entrevista na saída de campo. Criticado por torcedores e pela imprensa local, o goleiro ficou sem atuar pelos dois meses seguintes.
Fim da passagem pelo Flamengo
Depois final, em 27 de setembro, Muralha só voltou a ser escalado em 23 de novembro de 2017, em jogo da Copa Sul-Americana contra o Junior Barranquilla, da Colômbia. Três dias após o confronto internacional, o atleta fez seu último jogo pelo Flamengo, dia do Santos, pelo Campeonato Brasileiro.
Na temporada de 2018, Muralha foi emprestado ao Albirex Nigata, do Japão. E em 2019 e 2020, o Flamengo cedeu o arqueiro para o Coritiba.