O jornalista Jaeci Carvalho considerou branda a punição da CBF ao árbitro Marcelo de Lima Henrique. Ele foi afastado por erro na derrota do Cruzeiro por 3 a 0 para o Internacional, nesse domingo (6/4), no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Na opinião do colunista do Estado de Minas, o Cruzeiro deveria ser ressarcido financeiramente pela CBF, e o cartão vermelho ao zagueiro Jonathan Jesus anulado. O defensor foi expulso por Marcelo de Lima Henrique aos 18 minutos do primeiro tempo da partida no Sul. A decisão foi avaliada corretamente pela árbitra de vídeo Daiane Muniz. Ela também foi afastada pela entidade – assim como os outros integrantes da arbitragem.
“Quem vai devolver os pontos ao Cruzeiro? Quem vai anular o cartão vermelho do Jonathan Jesus, suspenso para o próximo jogo? A CBF? O péssimo árbitro? A péssima moça que estava no VAR? Quem vai ressarcir o Cruzeiro do prejuízo financeiro? O Cruzeiro pagou voo fretado, hotel, tudo, para chegar e ser assaltado da maneira que foi”, afirmou Jaeci, em live no YouTube, nessa segunda-feira (7/4).
“Eles afastam o árbitro para dar uma satisfação. Daqui a duas semanas, o senhor Marcelo de Lima Henrique estará apitando e prejudicando outra equipe”, acrescentou.
Afastamento de árbitros por erros na segunda rodada do Brasileirão
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afastou, nessa segunda-feira (7/4), toda a comissão de arbitragem que atuou na vitória do Internacional sobre o Cruzeiro.
O jogo foi disputado no Beira-Rio, em Porto Alegre, e terminou com grande polêmica. Árbitro de campo, Marcelo de Lima Henrique expulsou o zagueiro Jonathan Jesus, do Cruzeiro, aos 18 minutos do primeiro tempo.
Na interpretação do profissional, o defensor cometeu falta no atacante Wesley, do Internacional, durante disputa de bola. Como entendeu que Jonathan era o último homem na jogada, Marcelo optou por expulsar o defensor.
“Para (o afastamento ser decidido), a comissão se baseou também no parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que constatou equívocos cometidos pelos profissionais nos jogos”, informou a CBF em nota.
Outra comissão de arbitragem afastada foi a da derrota do Sport para o Palmeiras por 2 a 1, na Ilha do Retiro, no Recife. São eles O árbitro Bruno Arleu de Araújo; os assistentes Rodrigo Figueiredo Henrique e Thiago Henrique Neto; e o árbitro de vídeo Rodrigo Nunes de Sá.
Um pênalti polêmico marcado a favor do Palmeiras, nos acréscimos da partida, foi o motivo do afastamento dos árbitros.
Além das punições, a CBF anunciou que dará treinamento para árbitros da Série A a partir da próxima segunda-feira (14/4), no Rio de Janeiro.
“Vamos trazer todos os árbitros da Série A do Brasileiro, com os assistentes e toda a equipe de arbitragem, para o Rio na próxima semana. O objetivo é fazer todo o trabalho de campo, de mecânica de arbitragem, simulação de jogo com a nossa equipe de instrutores”, afirmou o coordenador-geral da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra.