Boa notícia para o Cruzeiro! Indisponível desde 29 de janeiro, quando sofreu importante lesão no tendão da coxa esquerda durante treinamento na Toca da Raposa 2, o meio-campista Japa está prestes a retornar e reforçar o elenco estrelado.
Desde então, o jovem de 21 anos realizava tratamento conservador no departamento de saúde e performance da Raposa. Há pouco mais de um mês, iniciou o processo de transição física. Na manhã desta terça-feira (22/4), treinou integralmente pela primeira vez desde que se lesionou.
Ainda não é possível dizer se Japa será relacionado pelo técnico Leonardo Jardim para o duelo com o Palestino-CHI, marcado para esta quinta-feira (24/4), às 21h30, no Estádio Municipal Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo, pela terceira rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana. Fato é que o meio-campista evolui como o esperado.
Ele ainda não atuou na temporada e vive a expectativa da estreia. Nos amistosos de pré-temporada, pela FC Series, não ganhou oportunidades por questão física – recuperava-se de pancada no pé. Na vitória por 1 a 0 sobre o Tombense, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro, chegou a ser relacionado, mas não entrou em campo.
A informação da presença de Japa de maneira integral no treino celeste foi divulgada inicialmente pelo Central da Toca e confirmada pelo No Ataque.
Solução para o Cruzeiro?
Considerado promissor por Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, Japa pode contribuir para solucionar problema de criação apontado por Leonardo Jardim, que ganha opção no meio-campo.
Hoje, os principais responsáveis pelas construções são Matheus Pereira e Eduardo, que recebem auxílio dos volantes Walace, Lucas Romero, Lucas Silva e Christian. Matheus Henrique, destaque do time, passou por cirurgia e deve ficar fora dos gramados por cerca de três meses.