O Cruzeiro não se intimidou fora de casa e recuperou a liderança do Campeonato Brasileiro Sub-20. Ditou o ritmo no primeiro tempo da partida contra o Santos, no CT Rei Pelé, e garantiu a vitória por 3 a 2 ainda nos primeiros minutos. Raposa e Peixe se enfrentaram nesta quarta-feira (23/4), pela sétima rodada do torneio nacional.
Apesar de ter entrado em campo com desfalques importantes, o Cruzeiro mostrou por qual motivo briga no topo da tabela. Não estiveram à disposição do técnico Luciano Dias o goleiro Otávio, o zagueiro Janderson, o lateral-esquerdo Kauã Prates, o volante Murilo Rhikman, o atacante Kaique Kenji (todos à disposição da equipe profissional), o meio-campista Rhuan Gabriel e os atacantes Gustavo Zago e Gabriel Paé (departamento médico) e o defensor William e os atacante Navarro e Ruan Índio (transição física).
Com a vitória na bagagem e 14 pontos na conta (quatro vitórias, dois empates e uma derrota), os celestes recuperaram a liderança do Campeonato Brasileiro – contaram, também, com tropeço do Juventude diante do Fortaleza (derrota por 2 a 0). O Santos caiu para a nona colocação, com nove pontos (dois triunfos, três igualdades e duas derrotas).
Próximos jogos de Cruzeiro e Santos
Pela oitava rodada, o Cruzeiro recebe o Athletico-PR na Toca da Raposa 1, em Belo Horizonte. O confronto está marcado para a próxima quarta-feira (30/4), às 15h.
O Santos, por sua vez, visita o Bahia no Centro de Treinamento Evaristo de Macedo, Localizado em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, no mesmo dia e horário.
Santos x Cruzeiro
Assim que o árbitro Gabriel Furlan deu início à partida, o Cruzeiro, mesmo na condição de visitante, não deu espaço para o Santos e soube trabalhar a bola da melhor forma, com objetividade.
Logo aos cinco minutos do primeiro tempo, a organização em campo deu resultado. O meio-campista Baptistella, um dos destaques da equipe liderada por Luciano Dias, arriscou chute de fora da área e ganhou escanteio. O próprio se prontificou para a batida e encontrou Rayan Lelis na grande área. O atacante se livrou dos defensores santistas e cabeceou para o fundo da rede: 1 a 0.
À frente no placar, a Raposa não reduziu o ritmo até encontrar o segundo tento. Aos 12 minutos, o zagueiro Bruno Alves teve espaço para pensar o que faria com a bola, trabalhada com calma pela defesa celeste. Notou a movimentação de Rayan Lelis e lançou. O atacante ganhou dos marcadores na corrida e esperou um quique para encobrir o goleiro Rodrigo Falcão: 2 a 0.
Naturalmente, o Cruzeiro aproveitou a vantagem significativa para respirar. Desceu a marcação e se lançou menos ao ataque, mas, bem postado defensivamente, administrou sem grandes problemas a vitória parcial. O único susto veio aos 41 minutos, quando Pepê Fermino roubou a bola de Bruno Alves e ficou cara a cara com o goleiro Marcelo. Para a sorte dos celestes, o atacante não estava com a mira calibrada.
Para fazer jus à superioridade, a Raposa ainda teve tempo de ampliar. Aos 46 minutos, Felipe Morais invadiu a grande área pela direita e tocou para Baptitella, posicionado próximo à linha da cal. O meio-campista fintou um marcador e, com a perna direita, marcou o terceiro: 3 a 0.
Segundo tempo
Para o segundo tempo e com a intenção de correr atrás do prejuízo, o técnico Fabrício Monte fez três alterações no Santos. Entraram João Alencar, Mateus Xavier e Kenay nos lugares de Samuel, Rodrigo Cezar e Profeta, respectivamente. Nos primeiros minutos, Luciano Dias preferiu não mexer no time.
Os donos da casa voltaram superiores e construíram as principais jogadas. Aos 20 minutos, Luca Meirelles descontou. O camisa 9 recebeu passe na grande área livre de marcação e precisou de um chute rasteiro para fazer o primeiro gol do Santos: 3 a 1.
Quando o relógio indicou 45 minutos, o recém-acionado Matheus Xavier aproveitou cruzamento, emendou de primeira e balançou a rede novamente: 3 a 2. Sem tempo para mais nada, os mandantes não conseguiram o empate.
SANTOS 1 X 3 CRUZEIRO
Santos
Rodrigo Falcão, Gabriel Simples (Padula), João Ananias, Samuel (João Alencar), Vinícius Lira, Profeta (Kenay), Gustavo Henrique, Rodrigo Cezar (Mateus Xavier), Pepê Firmino (Robinho), Enzo Boer e Luca Meirelles. Técnico: Fabrício Monte.
Cruzeiro
Marcelo, Victor Jesus, Kaiquy Luz, Bruno Alves, Lucas Belluco, Gustavo Henrique (Samuel), Baptistella (Dayvid), Alessandro, Rayan Lelis, Felipe Morais e Nicolas. Técnico: Luciano Dias.
- Motivo: 7ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20
- Local: CT Rei Pelé, em Santos
- Gol: Rayan Lelis, aos 5′ e aos 12′ do 1ºT (CRU); Baptistella, aos 46′ do 1T (CRU); Luca Meirelles, aos 20′ do 2ºT (SAN); e Matheus Xavier, aos 45′ do 2ºT (SAN)
- Cartões amarelos: Enzo Boer (SAN), Kauan Pereira (SAN), Matheus Xavier (SAN)
- Data e horário: Quarta-feira, 23 de abril de 2025, às 15h
- Árbitro: Gabriel Furlan (SP)
- Assistentes: Leonardo Augusto Villa (SP) e Bruno Silva de Jesus (SP)