Leonardo Jardim revelou que tem sentido dificuldades em escalar o Cruzeiro nos últimos compromissos. O comandante explicou a situação nessa quinta-feira (22/5), logo após a vitória por 3 a 0 sobre o Vila Nova, que selou a classificação da equipe celeste às oitavas da Copa do Brasil.
A justificativa é simples e positiva. Satisfeito com a sequência positiva do time, que não sabe o que é perder há jogos, o treinador disse que o nível de competitividade de todos do elenco o deixa inquieto.
“O Cruzeiro ainda tem um longo caminho. Ainda não ganhou nada. Estamos a três meses trabalhando, isso é quase o reinício de um projeto, pelo menos para mim… Os próprios jogadores cada vez mais conhecem as nossas ideias e a forma de trabalhar. Hoje em dia, para mim, é mais difícil fazer a equipe do que um mês atrás. Os jogadores que têm entrado têm mostrado competência”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Equipe base de Leonardo Jardim
À frente do Cruzeiro desde fevereiro, Leonardo Jardim encontrou uma base em 13 de abril, no empate por 1 a 1 com o São Paulo, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Naquela altura, a equipe já havia sido eliminada de forma precoce do Campeonato Mineiro e caminhava para o mesmo desfecho na Copa Sul-Americana.
A ‘espinha dorsal’ do Cruzeiro é formada por: Cássio, Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba, Kaiki, Lucas Romero, Lucas Silva, Christian, Matheus Pereira, Wanderson e Kaio Jorge.
Diante da quantidade de compromissos e de outros imprevistos, como suspensões ou lesões, Leonardo Jardim costuma fazer alterações pontuais – dois ou três jogadores – para cada compromisso. Contra o Vila Nova, por exemplo, Fagner, Lucas Silva e Wanderson deram espaço a William, Eduardo e Gabi.
A exceção é na Sul-Americana. Como a Raposa só cumpre tabela, o comandante aproveita para escalar atletas utilizados com menos frequência, incluindo jovens da Toca, e descansar os titulares.
Jogadores do Cruzeiro com mais partidas com Leonardo Jardim
O Cruzeiro apresentou Leonardo Jardim oficialmente em 10 de fevereiro – são 19 jogos, oito vitórias, cinco empates e seis derrotas. O goleiro Cássio e o volante Lucas Romero, ambos com 17 partidas, têm sido os fiéis escudeiros do treinador.
- Cássio: 17 partidas com Jardim
- Lucas Romero: 17
- Fabrício Bruno: 16
- Eduardo: 16
- Kaiki: 15
- Gabi: 15
- William: 14
- Kaio Jorge: 14
- Lucas Silva: 14
- Wanderson: 14
- Matheus Pereira: 13
- Christian: 12
- Villalba: 12
- Jonathan Jesus: 12
- Walace: 11
- Bolasie: 10
- Marquinhos: 9
- Fagner: 9
- Lautaro Díaz: 8
- Matheus Henrique: 6
- Rodriguinho: 6
- Gamarra: 4
- Dinenno: 4
- Léo Aragão: 2
- Murilo Rhikman: 3
- Kauã Prates: 3
- Kaique Kenji: 3
- Janderson: 1
Próximos jogos do Cruzeiro
O Cruzeiro terá tempo para voltar a se preocupar com a Copa do Brasil. Devido à parada para a Copa do Mundo de Clubes, a ser disputada entre 14 de junho e 13 de julho, a Raposa deve jogar a ida das oitavas de final na semana de 30 de julho, enquanto o compromisso de volta está previsto para a semana de 6 de agosto. O adversário, ainda não definido, pode ser qualquer um dos outros 15 classificados.
Agora, o foco é no Campeonato Brasileiro. No domingo (25/5), os celestes visitam o Fortaleza na Arena Castelão, a partir das 20h30, pela 10ª rodada. No torneio, a Raposa ocupa a terceira colocação, com 17 pontos. Para manter a posição, a tendência é que seja representada novamente pelos principais atletas – ou por grande parte da base de Leonardo Jardim.
Jogos do Cruzeiro até a Copa do Mundo de Clubes
- Fortaleza x Cruzeiro – 25/5 – 20h30 – 10ª rodada do Brasileiro – Arena Castelão, Fortaleza
- Cruzeiro x Unión – 28/5 – 21h30 – 6ª rodada da Sul-Americana – Mineirão, Belo Horizonte
- Cruzeiro x Palmeiras – 1/6 – 18h30 – 11ª rodada do Brasileiro – Mineirão, Belo Horizonte
- Vitória x Cruzeiro – 12/6 – 19h – 12ª rodada do Brasileiro – Barradão, Salvador