Campeonato Brasileiro

Em duelo direto por liderança, Cruzeiro tenta encerrar longo jejum contra Palmeiras

Cruzeiro não bate Palmeiras desde ano de conquista da Copa do Brasil; paulistas também defendem invencibilidade no Mineirão

Em duelo direto pela liderança do Campeonato Brasileiro, Cruzeiro e Palmeiras se enfrentam neste domingo (1/6), às 19h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 11ª rodada. Para ultrapassar o Verdão na tabela de classificação, a Raposa precisa encerrar um jejum de quase sete anos sem vitória sobre o adversário.

O Cruzeiro está há oito jogos sem vencer o Palmeiras. No período, foram seis vitórias alviverdes e dois empates.  

No último encontro, pelo returno do Brasileiro de 2024, a equipe de Abel Ferreira bateu a Raposa por 2 a 1, no Mineirão, com gols de Maurício e Estêvão, dois ex-cruzeirenses. Matheus Pereira fez para o time da casa.

O Palmeiras também venceu o Cruzeiro no primeiro turno do Brasileirão do ano passado, por 2 a 0, no Allianz Parque, com gols de Flaco López e Gabriel Menino, hoje no Atlético.

Última vitória celeste em ano de título da Copa do Brasil

A última vitória do Cruzeiro sobre o Palmeiras ocorreu no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil de 2018. Em 12 de setembro daquele ano, a equipe celeste bateu os paulistas por 1 a 0, com gol de Hernán Barcos, no Allianz Parque.

Em 2018, o Cruzeiro eliminou o Palmeiras na semifinal e venceu a Copa do Brasil pela sexta vez na história, superando o Corinthians na decisão. Maior campeão, o clube mineiro não vence a competição desde então.

Invencibilidade do Palmeiras no Mineirão

No Mineirão, o Palmeiras não perde para o Cruzeiro há quatros jogos. O primeiro jogo da sequência invicta foi no empate por 1 a 1, na semifinal da Copa do Brasil de 2018.

No segundo, na vitória por 2 a 0, pelo Brasileirão de 2019, o Verdão decretou o rebaixamento celeste à Série B. Por fim, houve o empate por 1 a 1 pela Série A de 2023, que confirmou o 12º troféu palmeirense da competição.

Se incluir os confrontos com o Atlético, a invencibilidade do Palmeiras no Gigante da Pampulha aumenta para nove jogos. Em cinco partidas de 2021 a 2023, o Verdão venceu duas e empatou três contra o Galo no estádio.

Ligeira vantagem alviverde no retrospecto geral

No retrospecto geral, Cruzeiro e Palmeiras disputaram 96 jogos. Foram 34 vitórias alviverdes contra 33 triunfos celestes, além de 29 empates.

A equipe paulista marcou 135 gols, enquanto o time mineiro balançou as redes 128 vezes. Os números são do site Ogol.

Cruzeiro e Palmeiras no Brasileirão 2025

O Palmeiras é o líder do Campeonato Brasileiro, com 22 pontos – um a mais que o Flamengo, segundo colocado. A equipe de Abel Ferreira tem sete vitórias, um empate e duas derrotas na Série A, com 11 gols marcados e cinco sofridos.

O Cruzeiro é o terceiro colocado do Brasileirão, com 20 pontos. O time de Leonardo Jardim soma seis vitórias, dois empates e duas derrotas. Foram 15 gols marcados e sete sofridos.

Em casa, o Cruzeiro defende a invencibilidade de cinco jogos no Brasileiro. Foram vitórias sobre Vasco (1 a 0), Sport (4 a 0), Flamengo (2 a 1) e Fortaleza (2 a 0), além de empate com o Atlético (0 a 0).

Já o Palmeiras defende uma invencibilidade de 20 jogos fora de casa. São 17 vitórias e três empates desde novembro de 2024.

    Jejum do Cruzeiro contra o Palmeiras

    1. Cruzeiro 1 x 2 Palmeiras – Brasileirão 2024 – Mineirão
    2. Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro – Brasileirão 2024 – Allianz Parque
    3. Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras – Brasileirão 2023 – Mineirão
    4. Palmeiras 1 x 0 Cruzeiro – Brasileirão 2023 – Allianz Parque
    5. Cruzeiro 0 x 2 Palmeiras – Brasileirão 2019 – Mineirão
    6. Palmeiras 1 x 0 Cruzeiro – Brasileirão 2019 – Allianz Parque
    7. Palmeiras 3 x 1 Cruzeiro – Brasileirão 2018 – Allianz Parque
    8. Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras – semifinal da Copa do Brasil 2018 – Mineirão

    Compartilhe
    Sair da versão mobile