
O Cruzeiro oficializou, nesta segunda-feira (2/6), a saída do CEO Alexandre Mattos. Procurado por Marcelo Teixeira, presidente do Santos, o dirigente está a caminho do litoral paulista para ocupar o cargo do demitido Pedro Martins.
Segundo nota publicada pela Raposa, clube e dirigente chegaram a um acordo para a rescisão. As partes haviam firmado vínculo de cinco temporadas em abril de 2024.
“Quero agradecer ao Pedro Lourenço [dono do Cruzeiro], a todos os profissionais do Cruzeiro, a toda direção e toda a torcida do clube por esse um ano intenso de trabalho e de reconstrução desse gigante do futebol brasileiro. Levo comigo a admiração e o respeito ao Pedro Lourenço e muito obrigado pela oportunidade de trabalhar sob seu comando. Ao Cabuloso, que levo no coração, a melhor sorte do mundo”, disse Alexandre Mattos.
No post, o Cruzeiro deixou mensagem de apoio ao dirigente: “O clube aproveita a oportunidade para agradecer pelos relevantes serviços prestados e desejar sucesso na sequência da carreira do profissional”.
Despedida de Mattos
A negociação entre Alexandre Mattos e Santos avançou no fim de semana. O dirigente foi ao Mineirão, em Belo Horizonte, assistir à vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o Palmeiras, nesse domingo (1º/6), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, ciente do destino.
Não à toa, Alexandre Mattos, pouco depois da partida, Alexandre Mattos levou uma bandeira do Cruzeiro ao centro do gramado do Gigante da Pampulha, ajoelhou-se e agradeceu. Depois, encheu as redes sociais de publicações com jogadores, funcionários do clube estrelado e torcedores, em clima de despedida.
Passagens de Mattos pelo Cruzeiro
Alexandre Mattos assinou pela primeira vez com o Cruzeiro em 2012. Ali, participou da montagem do elenco bicampeão do Campeonato Brasileiro (2013 e 2014) e campeão do Campeonato Mineiro (2014). No ano das últimas conquistas, o diretor deixou o clube.
Em 2020, disse que ajudaria na reestruturação da Raposa, rebaixada à Série B em 2019, mas permaneceu em Belo Horizonte por apenas cinco dias. Posteriormente, na virada de 2021 para 2022, tinha acordo para retornar ao clube, porém o ex-jogador Ronaldo adquiriu as ações da SAF e optou pela nomeação de Pedro Martins para chefiar o departamento de futebol.
Em pouco mais de um ano, Alexandre Mattos viveu a terceira passagem pelo Cruzeiro. No período, ao lado de outros nomes que compõem o departamento de futebol (Pedro Lourenço, sócio majoritário da SAF, Pedro Júnio, vice-presidente, e Paulo Pelaipe, diretor executivo), contratou 21 atletas – por empréstimo ou em definitivo.