
Comentarista do SporTV, PC Vasconcellos lamentou a ausência de Matheus Pereira, do Cruzeiro, na primeira lista de convocados pelo técnico Carlo Ancelotti. Na visão do jornalista, o meio-campista tem atributos raros e merece a chance de conviver com o comandante italiano. Alan Patrick, do Internacional, também ganhou destaque.
No Seleção SporTV, nesta terça-feira (3/6), PC Vasconcellos revelou um incômodo em relação aos convocados. Para ele, a identidade de Ancelotti só é vista em dois dos 25 nomes: o do meio-campista Casemiro (Manchester United) e o do atacante Richarlison (Tottenham), fora da equipe nacional há mais de um ano.
O comentarista atribui tal fato a Rodrigo Caetano, coordenador executivo geral da Seleção Brasileira, e a Juan, gerente técnico. Em reuniões, ambos contribuíram com a elaboração da lista, já que Ancelotti assumiu o cargo em 26 de maio, no mesmo dia da primeira convocação, que abrange confrontos contra Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
“Lamento muito que Rodrigo Caetano e Juan não tenham contemplado a possibilidade de poder fazer com que Ancelotti convivesse ou com Matheus Pereira ou com Alan Patrick. Talvez não tenham atentado para um detalhe fundamental: Ancelotti gosta desse tipo de jogador, e o Brasil não o tem há muito tempo. Seria uma oportunidade de o Ancelotti conhecer e conviver com um jogador que há tempo o Brasil procura e não encontra. Esse jogador que pausa e acelera o jogo, o vê de uma maneira bem elaborada…Seria uma oportunidade de o Ancelotti conhecer alguém que é raro no Brasil e raro espalhado pelo mundo”
PC Vasconcellos, comentarista do SporTV
O meio-campo da Seleção Brasileira tem sido um problema para PC Vasconcellos desde o fim da Copa do Mundo de 2010, quando Kaká vestiu a clássica camisa 10. Na época, Ganso era um dos cotados para representar a amarelinha, mas não foi chamado pelo técnico Dunga. Desde então, para o jornalista, a equipe nacional não conta com um atleta que tenha a capacidade de gerir o grupo em campo.
“O Brasil há tempos não tem um meio-campista com um olhar diferente para o jogo. Nossas convocações no setor se repetem com jogadores com características parecidas. Nenhum deles com luz suficiente para fazer o que estou falando. Não estou dizendo que Matheus Pereira ou Alan Patrick têm que jogar a Copa do Mundo. Mas você possibilitar ao novo técnico que tem por esse tipo de jogador um encantamento… Não vejo jogadores brasileiros espalhados pelo mundo, exceto Matheus Pereira e Alan Patrick”, continuou.
Elogios a Matheus Pereira, do Cruzeiro
PC Vasconcellos destacou o momento de ascensão de Matheus Pereira no Cruzeiro. Depois de período de instabilidade, entre o segundo semestre de 2024 e o início da temporada atual, o meio-campista voltou a se destacar na Raposa – agora, sem carregar toda a responsabilidade de criação.
“Tenho certeza que o Matheus Pereira sob a orientação do (técnico) Leonardo Jardim vai crescer mais… Todos os jogadores convocados, antes de o nome ser sacramentado, tiveram uma explicação pela dupla (Rodrigo Caetano e Juan)… Essa possibilidade que entendo que poderiam ter trabalhado para que ele conhecesse. Não significa que o colocariam de titular”, argumentou PC Vasconcellos.
Matheus Pereira vestiu a camisa da Seleção Brasileira pela primeira vez em outubro de 2024, na vitória por 4 a 0 sobre o Peru, pela 10ª rodada das Eliminatórias. Na época, o camisa 10 substituiu Lucas Paquetá, suspenso, a pedido do técnico Dorival Júnior.
Agenda da Seleção Brasileira em 2025
Ancelotti convocou a Seleção Brasileira para dois compromissos pelas Eliminatórias: contra o Equador, nesta quinta-feira (5/6), às 20h, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, pela 15ª rodada; e diante do Paraguai, na próxima terça-feira (10/6), às 21h45, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 16ª rodada.
Para PC Vasconcellos, os nomes selecionados não são a cara do treinador italiano: “Olho para essa convocação, sinceramente, exceto pelo Casimiro e pelo Neymar – porque se o Dorival fosse o técnico certamente o convocaria -, essa Seleção não tem nada do Ancelotti. Ela não é dele. É o primeiro passo dele assumindo a Seleção Brasileira.. Poderá ser considerada uma Seleção do Ancelotti lá em setembro”.
Em setembro, o Brasil encerra a caminhada nas Eliminatórias, de olho na Copa do Mundo. No dia 9, a Seleção encara o Chile, em casa, pela 17ª rodada. Depois, dia 14, mede forças com a Bolívia, fora – a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmará as datas, os horários e os locais posteriormente.
Brasil nas Eliminatórias
O Brasil ocupa a quarta colocação na tabela de classificação das Eliminatórias, com 21 pontos – seis vitórias, três empates e cinco derrotas. Para garantir vaga na Copa do Mundo, a equipe precisa terminar a participação nas qualificatórias em sexto lugar – o sétimo joga a repescagem.