
A invencibilidade de 11 partidas na temporada faz a torcida do Cruzeiro acreditar que é possível brigar para ser campeão em 2025. O time celeste está na segunda colocação do Campeonato Brasileiro, com 23 pontos – um a menos que o líder Flamengo. Na Copa do Brasil, avançou às oitavas de final ao ganhar os dois duelos da terceira fase com o Vila Nova-GO – 2 a 0, no Mineirão, e 3 a 0, no Serra Dourada. O sucesso nessas competições ameniza a frustração pela eliminação na fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Um dos protagonistas do bom momento da Raposa é o atacante Kaio Jorge. Aos 23 anos, ele vive excelente fase técnica, sendo o artilheiro do time no Brasileirão, com oito gols – um a menos que o primeiro do ranking, o uruguaio Giorgian De Arrascaeta, do Flamengo. O centroavante revelado no Santos está na Toca desde junho de 2024, quando foi comprado da Juventus, da Itália, por mais de R$ 40 milhões. Contando os números do ano passado, são 17 gols em 41 jogos (incluindo amistosos).
A “virada de chave” do Cruzeiro ocorreu a partir do empate por 1 a 1 com o São Paulo, no Morumbis, em 13 de abril, pela terceira rodada do Brasileirão. “Não estávamos conseguindo encontrar os 11 que estão jogando. O time estava fazendo uma rodagem, até pela chegada de novos jogadores, e precisava de tempo para entrosar. O professor Jardim estava testando uma peça ou outra. Naquela partida contra o São Paulo, o time foi muito bem, conseguiu um empate lá. A partir dali, a gente se uniu e disse que não podia mais cometer desatenções”, disse Kaio Jorge, em entrevista ao Cruzeiro Cast, podcast oficial do clube no YouTube.
O camisa 19 enalteceu o conhecimento do técnico Leonardo Jardim, que encaixou a equipe com Cássio; William/Fagner, Fabrício Bruno, Villalba/Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Matheus Pereira e Christian; Wanderson e Kaio Jorge.
“Cada treinador tem um estilo de jogo. Tivemos o Seabra e o Diniz. Agora, o professor Jardim. Ele tem uma filosofia totalmente diferente dos outros dois. A parte física com ele é o gás do time, que está muito bem. Tivemos também uma conversa, pois no ano passado vínhamos dando alguns moles. Nos fechamos, nos unimos, este ano está sendo só alegria”.
Kaio Jorge
Os sonhos de Kaio Jorge no Cruzeiro
Nascido em Olinda, Pernambuco, Kaio Jorge é filho do ex-jogador Jorge Ramos, que atuou por Sport e América de Natal e é mineiro de Montes Claros. Foi justamente a paixão do pai pelo Cruzeiro que motivou o jovem a deixar o futebol europeu. “Na minha apresentação, vi que ele é cruzeirense roxo. Ele me dizia: ‘vai para o Cruzeiro, o Pedrinho está lá organizando as coisas’. Eu queria continuar na Europa, mas o Cruzeiro me apresentou um projeto bacana, que me agradou muito”.
Do período na Europa, sobretudo na Juventus, vieram os ensinamentos de craques do futebol mundial, como o português Cristiano Ronaldo. “Ele me acolheu, me abraçou, me chamou para fazer treinos de finalização, para almoçar. É um cara muito especial para mim. Quando você tem um ídolo assim, acaba se espelhando nele. O extracampo dele é fora de série. Consegui conviver com ele e vi que realmente é tudo verdade o que vocês veem no YouTube. O cara se cuida, é dedicado, então sempre vai ficar no auge”.
Por ter convivido com esportistas vencedores, Kaio Jorge sonha alto no Cruzeiro. Ele estabeleceu o objetivo de ser campeão brasileiro e da Copa Libertadores, além de terminar o campeonato nacional como artilheiro – Tostão, com 12 gols em 1970, é o único jogador celeste a lograr esse feito.
“Quando jogo no Mineirão lotado, tenho aquela emoção a mais, aquela vontade de estar atuando. Meu sonho seria ganhar as duas competições. A fase está boa, as coisas estão acontecendo. É focar para dar certo”.
Kaio Jorge

Seleção Brasileira
A performance de Kaio Jorge no Cruzeiro já rende pedidos para uma convocação à Seleção Brasileira dirigida pelo italiano Carlo Ancelotti. O ex-jogador e comentarista Walter Casagrande, que vestiu a Amarelinha na Copa do Mundo de 1986, é um dos que defendem a ideia. Kaio mantém os pés no chão. “Um treinador multicampeão na Europa chegou à nossa Seleção. Claro que tenho o sonho de ser convocado, mas entendo que é algo natural. Se eu continuar bem no Cruzeiro, as coisas vão acontecer”.
Enquanto atleta de base, Kaio Jorge serviu às seleções sub-15, sub-17 e sub-20. Em 2019, ele se destacou na conquista do Mundial Sub-17 ao marcar cinco gols – um deles na final contra o México, vencida pelo Brasil por 2 a 1, no Estádio Bezerrão, em Brasília.
Próximo jogo do Cruzeiro
O Cruzeiro volta a campo na próxima quinta-feira, 12 de junho, contra o Vitória, pela 12ª rodada do Brasileirão. A bola rola a partir das 19h, no Barradão, em Salvador. Depois disso, o calendário nacional terá paralisação de mais de um mês em razão da disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos, entre 14 de junho e 13 de julho.