ESPORTE NA MÍDIA

Sobis relembra drama do Cruzeiro na pandemia: ‘Parecia que eu era o presidente’

Multicampeão pelo Cruzeiro, ex-atacante Rafael Sobis relembrou adversidades vividas no clube durante a pandemia de covid-19

Compartilhe
google-news-logo

O ex-atacante Rafael Sobis relembrou o drama vivido pelo Cruzeiro após o rebaixamento à Série B, em 2019. Bicampeão da Copa do Brasil em 2017 e 2018, o jogador retornou à Raposa em 2020. Na época, o clube vivia grave crise financeira durante a pandemia de covid-19 e passava por grande reformulação no elenco.

Sobis deu detalhes sobre a situação do Cruzeiro e explicou que os atletas precisaram se juntar para ajudar os funcionários. “A gente tinha que fazer vaquinha para os caras terem comida. Não tinha presidente. A gente teve a pior gestão possível que tu possa imaginar. O presidente estava em Lisboa falando sobre gestão. Uns troços absurdos”, disse, em vídeo do canal Duda Garbi, no YouTube.

O atleta assumiu responsabilidades no Cruzeiro. Ele morou nas dependências do clube e viu de perto os problemas diários enfrentados por jogadores e demais empregados.

“Chegou uma hora que parecia que eu era presidente do clube. Eu, o Eduardo Brock… A gente virou presidente. Tinha vez que não tinha uniforme. Não consigo te descrever. Eu saía 5h30 da manhã para passar na padaria e comprava café para tomar com os funcionários. Era muito louco. Era tudo melancólico. Morei quatro meses dentro do clube, para mim foi muito mais pesado”.

Rafael destacou que, antes mesmo de se tornar acionista da Raposa, o empresário Pedro Lourenço já tentava auxiliar o Cruzeiro.

“O Pedrinho ajudou muito o Cruzeiro. Não tem como saber de tudo, mas tenho certeza que o Pedrinho, em algum momento, emprestou dinheiro para o clube. Emprestou naquelas, não vai voltar mais. Metade da dívida do Cruzeiro é para o próprio Pedro, eu acho. Pedrinho já participava antes, não tão ativamente, mas era pandemia, a gente não tinha muito contato com pessoas. Era jogado às trevas”.

Rafael Sobis

O antigo camisa 7 reafirmou o amor pelo clube e comentou a sensação de ter visitado recentemente a Toca 2. “Nós éramos humilhados no aeroporto. As pessoas podem fazer tudo, mas o clube era um nome. O clube pagava a conta. A gente sofria do nosso jeito. Eu não desejo a ninguém. A gente ama na desgraça. O amor se cria na desgraça. Eu voltei agora para ver o CT, está lindo. Dá uma vontadezinha de chorar. Ver que o clube está super bem e que tem um dono. Me sinto envergonhado de não ter voltado antes”.

Rafael Sobis no Cruzeiro

Rafael Sobis teve duas passagens pelo Cruzeiro. Na primeira, de 2016 a 2018, o então atacante conquistou dois títulos da Copa do Brasil (2017 e 2018) e um do Campeonato Mineiro (2018). Na segunda, em 2020, encontrou o clube em grave crise e na Série B do Campeonato Brasileiro. Ele encerrou a carreira um ano depois.

Ao todo, Sobis disputou 176 partidas pelo Cruzeiro, marcou 37 gols e deu 11 assistências.

Compartilhe
google-news-logo