
Sem necessidades urgentes, o Cruzeiro economizou forças na janela de transferências excepcional para a Copa do Mundo de Clubes, encerrada nessa terça-feira (10/6). O clube estrelado contou com apenas uma mudança no período de nove dias. Agora, o foco é o próximo intervalo dedicado a contratações, entre 10 de julho e 2 de setembro.
Acertado com o São Paulo, o argentino Juan Dinenno rescindiu contrato com a Raposa no último dia da janela. Dois fatores pesaram para o rompimento do vínculo: o atacante tinha contrato até o fim da atual temporada e havia perdido espaço no elenco, que tem Kaio Jorge como centroavante titular e Gabi como reserva imediato.
Paralelamente a isso, o Cruzeiro oficializou a contratação em definitivo do atacante Marquinhos – estava emprestado pelo Arsenal até o fim do ano – e renovou o contrato do volante Lucas Romero – agora até o fim de 2027. Ambos os negócios, entretanto, não estão diretamente relacionados à janela, isto é, o clube poderia tê-los feito a qualquer momento, já que os atletas tinham contrato até dezembro.
A Raposa não tinha pressa para anunciar atletas. O elenco tem mostrado cada vez mais sintonia, exibido atuações dignas de elogios e colecionado resultados positivos. Justamente por isso, o técnico Leonardo Jardim já havia avisado que o clube teria ‘dificuldades’ de agir de imediato: “Hoje em dia, não é qualquer jogador que vem jogar no Cruzeiro… Os próprios jogadores mostraram que os reforços vieram de dentro”.
Trabalho de captação do Cruzeiro
Para fortalecer o núcleo de captação do clube e auxiliar as ações do departamento de futebol, composto por Pedro Júnio, vice-presidente, Paulo Pelaipe, diretor executivo, e o próprio Leonardo Jardim, o Cruzeiro anunciou a contratação do português Joaquim Pinto como gerente de scout e mercado.
A meta celeste não é contratar a rodo, e sim agir pontualmente. Pelo longo prazo de recuperação de João Marcelo e a falta de espaço de Mateo Gamarra, o clube pensa em reforçar a zaga. Peça para compor o ataque após a saída de Dinenno, centroavante característico, também é uma opção.
Períodos das janelas de transferências
Para a atual temporada do futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estipulou quatro períodos para movimentações de atletas: entre 3 de janeiro de 2025 e 28 de fevereiro; entre 10 de março e 11 de abril (para jogadores que disputaram algum campeonato estadual); entre 2 e 10 de junho (exclusivamente para equipes que participam do Mundial de Clubes); e entre 10 de julho e 2 de setembro.