O argentino Nicolas Larcamón, ex-comandante do Cruzeiro, foi anunciado nessa segunda-feira (16/6) como o novo treinador do Cruz Azul, do México.
Aos 40 anos, o técnico inicia o nono trabalho como comandante profissional, o quarto no Campeonato Mexicano. Na última temporada, ele esteve à frente do Necaxa, pelo qual se destacou e surpreendeu ao chegar às quartas de final do torneio nacional.
O Necaxa buscou a continuidade do projeto, mas Larcamón recebeu o convite do Cruz Azul e optou por sair.
O novo clube do argentino conquistou a Copa dos Campeões da Concacaf no último dia 1º e se tornou o maior vencedor do torneio, ao lado do América-MEX, com sete títulos. Agora, se prepara para a disputa da Leagues Cup, torneio disputado entre times do Campeonato Mexicano e da MLS, dos Estados Unidos.
Relembre passagem de Larcamón pelo Cruzeiro
Nicolás comandou o Cruzeiro em 14 partidas na temporada 2024 – sendo 12 no Mineiro, uma na Copa do Brasil e uma na Copa Sul-Americana – e teve 59% de aproveitamento. Ao todo, foram sete vitórias, quatro empates e três derrotas.
Substituído por Fernando Seabra, Nicolás Larcamón iniciou a trajetória na Toca da Raposa 2 em 3 de janeiro, após deixar o León, do México. Ele tinha contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2025, mas foi demitido no início de abril de 2024, no dia seguinte à derrota de virada para o Atlético na final do Campeonato Mineiro, em pleno Mineirão lotado de cruzeirenses. O time celeste saiu à frente no placar, mas tomou a virada por 3 a 1 após mudança tática do treinador.
Antes de perder o Mineiro para o maior rival, Larcamón teve outra uma grande decepção à frente do time estrelado: foi eliminado pelo modesto Sousa na primeira fase da Copa do Brasil. Maiores campeões do torneio, os celestes perderam por 2 a 0, na Paraíba.