
Apresentado nesta quarta-feira (25/6) como o novo executivo de futebol do Santos, Alexandre Mattos abordou sua recente saída do Cruzeiro. Ele expressou gratidão ao empresário Pedro Lourenço, que detém 90% das ações da SAF da Raposa, e afirmou ter alcançado seus objetivos no clube celeste.
“Você (Marcelo Teixeira, presidente do Santos) citou o Cruzeiro, e eu não falei do Cruzeiro depois que saí, quero pedir licença para demonstrar meu orgulho e minha gratidão do projeto que foi feito, gratidão ao Pedro Lourenço e à sua família, carinhosamente vou chamá-lo de Pedrinho. É uma pessoa que tenho como da minha família, pela gratidão que tenho por ele”, disse Mattos.
O executivo destacou que encerrou seu ciclo no Cruzeiro ao resgatar o protagonismo do clube no cenário nacional. “Acho que os objetivos foram alcançados, o Cruzeiro retomou o caminho do protagonismo, está em excelência brigando na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro”, acrescentou Mattos.
O Cruzeiro oficializou no último dia 2 a saída de Alexandre Mattos. Clube e dirigente chegaram a um acordo para a rescisão. As partes haviam firmado vínculo de cinco temporadas em abril de 2024.
Em nota nas redes sociais, o Cruzeiro deixou mensagem de apoio ao dirigente: “O clube aproveita a oportunidade para agradecer pelos relevantes serviços prestados e desejar sucesso na sequência da carreira do profissional”.
Passagens de Mattos pelo Cruzeiro
Alexandre Mattos assinou pela primeira vez com o Cruzeiro em 2012. Ali, participou da montagem do elenco bicampeão do Campeonato Brasileiro (2013 e 2014) e campeão do Campeonato Mineiro (2014). No ano das últimas conquistas, o diretor deixou o clube.
Em 2020, disse que ajudaria na reestruturação da Raposa, rebaixada à Série B em 2019, mas permaneceu em Belo Horizonte por apenas cinco dias. Posteriormente, na virada de 2021 para 2022, tinha acordo para retornar ao clube, porém o ex-jogador Ronaldo adquiriu as ações da SAF e optou pela nomeação de Pedro Martins para chefiar o departamento de futebol.
Em pouco mais de um ano, Alexandre Mattos viveu a terceira passagem pelo Cruzeiro. No período, ao lado de outros nomes que compõem o departamento de futebol (Pedro Lourenço, sócio majoritário da SAF, Pedro Júnio, vice-presidente, e Paulo Pelaipe, diretor executivo), contratou 21 atletas – por empréstimo ou em definitivo.