
O técnico Leonardo Jardim está no Cruzeiro há menos de cinco meses, mas já pôs várias promessas em campo. Uma das características mais conhecidas do português é a capacidade de desenvolver jovens atletas.
Com a segunda metade da temporada prestes a começar, há a expectativa de que novas chances sejam dadas a jogadores ainda em desenvolvimento. Veja abaixo quem pode ganhar mais chances.
Cauan Baptistella, a principal promessa da base do Cruzeiro
A principal promessa das categoria Sub-20 do Cruzeiro é o meia Cuan Baptistella, de 17 anos. Ele é o artilheiro do Campeonato Brasileiro da categoria, com 11 gols em 15 jogos, além de uma assistência.
Na temporada, Baptistella já participou de 27 partidas, balançou as redes 15 vezes e deu quatro passes a gol. Cauan ainda não estreou no profissional.
O Cruzeiro trabalha para renovar o contrato do garoto, que completa 18 anos em 30 de outubro de 2025. O vínculo com a Raposa vai até o fim de 2026.
Jardim observou Baptistella em alguns principais, mas não o relacionou para jogos do profissional. É esperado que o técnico promova em breve a estreia do meia.
Leia: Pedrinho diz como se apaixonou pelo Cruzeiro e relembra idas à ‘geral’ do Mineirão
Rodriguinho ganhou poucos minutos até aqui
Outro meia que aguarda oportunidades com Jardim é Rodriguinho. O jogador de 22 anos, contratado em janeiro, atuou oito vezesno primeiro semestre.
Rodriguinho foi escalado em dois jogos do Campeonato Mineiro, cinco da Copa Sul-Americana e um da Série A. O jogador soma 250 minutos em campo – média de 31,25 por partida.
Antes de chegar ao Cruzeiro, Rodriguinho atuava no América. O meia começou a base na Raposa, mas passou os últimos anos do período de formação no Coelho.
Leia: Lateral diz que Cruzeiro tem feito preparação ‘diferente do usual’ durante pausa no calendário
Trio aguarda por chances na Série A
Um jovem jogador que ganhou a confiança de Jardim foi Kauã Prates. O lateral-esquerdo foi integrado ao time profissional e virou reserva imediato de Kaiki aos 16 anos.
Prates atuou em três partidas da Sul-Americana, todas como titular. Na Copa do Brasil, foi usado por 10 minutos na vitória por 3 a 0 sobre o Vila Nova, fora de casa, pela volta da terceira fase. Falta ao ala estrear no Brasileirão.
A situação de Prates é parecida com a do volante Murilo Rhikman, escalado como titular em quatro compromissos da Raposa na Sul-Americana.
O meio-campista de 19 anos, porém, teve uma chance no Brasileirão. Ele entrou nos acréscimos finais de Fortaleza 0 x 2 Cruzeiro, na décima rodada.
Jardim também deu quatro chances na Sul-Americana (duas como titular) para o atacante Kaique Kenji. Nesta Série A, o ponta de 19 anos jogou oito minutos no triunfo sobre o Fortaleza.
Desses três, Kenji é o único que já havia tido chances no profissional em 2024. Ele foi usado em cinco jogos do ano passado pelo técnico Fernando Diniz. Inclusive, Kaique entrou no segundo tempo da derrota por 3 a 1 para o Racing na final da última Sul-Americana.
Leia: Destaque do Cruzeiro revela características de Jardim e rasga elogios ao técnico