
Desde que retornou das férias, o Cruzeiro se prepara para a Vitória Cup, torneio amistoso organizado pela Desportiva Ferroviária a ser disputado em Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. A Raposa, comandada por Leonardo Jardim, enfrentará duas equipes argentinas: Defensa y Justicia e Banfield.
O primeiro confronto do Cruzeiro, contra o Defensa y Justicia, está marcado para esta quinta-feira (3/7), a partir das 20h, no Kleber Andrade. Depois, em 6 de julho (domingo), a Raposa enfrentará o Banfield, às 16h, no mesmo local. A competição não terá um campeão, mas os vencedores de cada confronto serão premiados com um troféu – empate, portanto, leva aos pênaltis.
Será a primeira vez que o Cruzeiro enfrentará tais adversários. Diante de compatriotas argentinos, entretanto, o retrospecto favorece os celestes.
Segundo o Cruzeiropedia, 112 é a quantidade de confrontos entre Raposa e times argentinos – o Boca Juniors é o principal adversário, tendo medido forças com a equipe mineira em 18 oportunidades. Dessas, o Cruzeiro levou a melhor 53 vezes, além de ter empatado 19 e perdido 39 – aproveitamento de aproximadamente 53%.
Os rivais no retrospecto são: Argentinos Juniors (3 vitórias, 1 empate e 1 derrota), Atlético Tucumán (1 derrota), Belgrano (1 vitória), Boca Juniors (7 vitórias, 4 empates e 7 derrotas), Chacarita Juniors (1 derrota), Estudiantes (4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas), Huracán (2 vitórias, 1 empate e 1 derrota), Independiente (9 vitórias, 1 empate e 5 derrotas), Lanús (1 vitória e 1 empate), Racing (8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas), River Plate (10 vitórias, 2 empates e 4 derrotas), Rosário Central (2 vitórias e 1 derrota), San Lorenzo (3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas), San Martin (1 empate e 1 derrota), Unión (1 empate e 1 derrota) e Vélez (4 vitórias, 1 empate e 5 derrotas).
Mata-mata amargo para o Cruzeiro
O sabor de mata-matas diante de argentinos não é tão doce para o Cruzeiro. O ano passado é um exemplo. Apesar de a Raposa ter eliminado Lanús e Boca Juniors na Copa Sul-Americana, não conseguiu suportar a pressão do Racing e perdeu a decisão de forma incontestável por 3 a 1.
Alguns jogos ainda estão no imaginário dos torcedores cruzeirenses. Em 1977, por exemplo, o Cruzeiro perdeu o título da Copa Libertadores para o Boca Juniors. Em 2008, a mesma equipe barrou a Raposa nas oitavas de final do torneio. No ano seguinte, o Estudiantes – que disputaria o Vitória Cup – levou a taça da competição.
Algumas partidas mais recentes na Libertadores corroboram: em 2014, o San Lorenzo eliminou a Raposa nas quartas de final; em 2015, o River Plate levou a melhor na mesma fase; em 2018, o Boca Juniors avançou nas quartas; em 2019, o River avançou nas oitavas.
- Leia também: Cinco jovens do Cruzeiro que podem ganhar mais chances no segundo semestre
Cruzeiro no Brasileiro
O Cruzeiro aproveitará a Vitória Cup para dar ritmo de jogo aos atletas, que permaneceram de férias por 14 dias. O próximo compromisso oficial é contra o Grêmio, em 13 de julho (domingo), às 20h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada.
Já o próximo duelo pela Copa do Brasil – oitavas de final – está marcado para 30 de julho (quarta-feira), às 19h30, contra o CRB, também no Gigante da Pampulha.
Sequência de jogos do Cruzeiro
Entre o primeiro amistoso e 9 de agosto (ou 10, a depender de definição da Confederação Brasileira de Futebol), o Cruzeiro terá no máximo quatro dias de descanso entre uma partida e outra – na maioria das vezes, três. Serão 11 jogos em 38 dias, média de um duelo a cada 72 horas.
- 3/7 – Cruzeiro x Defensa y Justicia – 20h – Kleber Andrade, Cariacica – Vitória Cup
- 6/7 – Cruzeiro x Banfield – 16h – Kleber Andrade, Cariacica – Vitória Cup
- 13/7 – Cruzeiro x Grêmio – 20h30 – Mineirão, Belo Horizonte – 13ª rodada do Brasileiro
- 17/7 – Fluminense x Cruzeiro – 19h30 – Maracanã, Rio de Janeiro – 14ª rodada do Brasileiro
- 20/7 – Cruzeiro x Juventude – 16h – Mineirão, Belo Horizonte – 15ª rodada do Brasileiro
- 23/7 – Corinthians x Cruzeiro – 19h30 – Neo Química Arena, São Paulo – 16ª rodada do Brasileiro
- 27/7 – Cruzeiro x Ceará – 16h – Mineirão, Belo Horizonte – 17ª rodada do Brasileiro
- 30/7 – Cruzeiro x CRB – 19h30 – Mineirão, Belo Horizonte – ida oitavas da Copa do Brasil
- 3/8 – Botafogo x Cruzeiro – 16h – Nilton Santos, Rio de Janeiro – 18ª rodada do Brasileiro
- 7/8 – CRB x Cruzeiro – 19h30 – Rei Pelé, Maceió – volta oitavas da Copa do Brasil
- 9/8 (a confirmar) – Cruzeiro x Santos – Mineirão, Belo Horizonte – 19ª rodada do Brasileiro