CRUZEIRO

Os jogadores do Cruzeiro que podem assinar pré-contrato com outros times

Segundo regulamento da CBF, jogadores com vínculos até o fim de dezembro de 2025 já podem assinar pré-contrato com outra equipe a partir desta terça-feira (1º/7)

O mês de julho abre movimentação importante no mercado de transferências. A partir desta terça-feira (1º/7), jogadores com vínculo até o fim de dezembro de 2025 já podem assinar o famoso ‘pré-contrato’ com outras equipes. Cinco jogadores que pertencem ao Cruzeiro se encaixam no cenário.

Segundo o Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), “profissionais somente estarão livres para celebrar contrato ou pré-contrato especial de trabalho desportivo com um novo clube após a expiração de seu último contrato ou dentro dos 6 (seis) meses finais de sua vigência”.

Homens de confiança do técnico Leonardo Jardim, o meio-campista Eduardo e o atacante Yannick Bolasie foram comprados pelo Cruzeiro em janeiro deste ano e assinaram por apenas uma temporada.

Eduardo e Bolasie: homens de confiança

Apesar de não carregar o status de titular, a dupla integra os planos do comandante português. Eduardo é, ao lado do goleiro Cássio e do volante Lucas Romero, o jogador que mais vezes entrou em campo desde que Leonardo Jardim assumiu a equipe: 20 partidas (de 23 do treinador). Desde que desembarcou em Belo Horizonte, acumula 26 jogos, três gols e uma assistência.

Nascido em Lyon, na França, Bolasie soma 20 confrontos, quatro gols e duas assistências com a camisa estrelada. No ranking de atletas mais utilizados por Leonardo Jardim, o atacante aparece na 15ª colocação, com 13 participações.

Está à frente, por exemplo, do atacante Marquinhos (12 jogos), comprado pelo Cruzeiro em 9 de junho, e do lateral-direito Fagner (10), que promove disputa ferrenha com William pela lateral direita.

Trio emprestado pelo Cruzeiro

Outros três atletas que pertencem ao Cruzeiro e estão emprestados têm vínculo com a Raposa até o fim da atual temporada. São eles o zagueiro Weverton, o volante Fernando Henrique e o lateral-direito Helibelton Palacios.

Weverton

Cria da Toca da Raposa, Weverton, de 22 anos, estreou na equipe principal do Cruzeiro em 2021, quando entrou em campo 13 vezes. Em 2022, dividiu as atenções com a equipe sub-20 e atuou pelo profissional apenas duas vezes. No ano seguinte, sem idade para as categorias de base, assinou contrato por empréstimo com o Athletic para a disputa do Campeonato Mineiro.

De volta a Belo Horizonte em 2024, fez apenas uma partida – entrou aos 39 minutos do segundo tempo na vitória por 1 a 0 sobre o Juventude, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem espaço, fechou com o Betim para o Estadual de 2025. Apesar de ter se destacado na equipe e, por isso, voltado a treinar no Cruzeiro, não conquistou vaga na equipe do técnico Leonardo Jardim e se transferiu ao Vila Nova.

O Tigre anunciou a contratação de Weverton em 2 de abril. Desde então, o Vila Nova já entrou em campo 15 vezes, e Weverton atuou nos últimos dois compromissos – em ambos como titular

Fernando Henrique

Fernando Henrique, de 24 anos, assinou contrato com o Cruzeiro em janeiro de 2023, ainda durante a gestão de Ronaldo Fenômeno. No ano em que desembarcou em Belo Horizonte, atuou em sete confrontos, todos pelo Campeonato Brasileiro, sob os comandos de Pepa, Zé Ricardo e Paulo Autuori

Depois, não mais vestiu a camisa estrelada e passou por sequência de empréstimos: primeiro para o Vila Nova, depois, para o Portuguesa e, por fim, para o CRB. O vínculo de Fernando Henrique com a Raposa perdura até o fim de 2025, mesmo período acordado com a equipe alagoana, rival do Cruzeiro nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Helibelton Palacios

Palacios, de 32 anos, desembarcou no Cruzeiro em julho de 2023. Naquele ano, sob os comandos de Pepa, Zé Ricardo e Paulo Autuori, recebeu 10 oportunidades. Duramente criticado pela torcida, o defensor fez apenas dois jogos em 2024 antes de ser emprestado ao Sport.

Sem espaço na equipe pernambucana, Palacios retornou ao Cruzeiro. Em fevereiro deste ano, o lateral assinou contrato com o Millonarios, da Colômbia, até o fim de dezembro.

Dupla emprestada ao Cruzeiro

Também têm contrato com o Cruzeiro até o fim deste ano o zagueiro Mateo Gamarra e o lateral-direito Fagner. A situação de ambos é diferente, já que estão em Belo Horizonte por empréstimo de Athletico-PR e Corinthians, respectivamente.

Gamarra assinou com o Cruzeiro em 14 de fevereiro, logo após João Marcelo se machucar – passou por cirurgia por causa de lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito). Diferentemente do esperado, não convenceu Leonardo Jardim e, por isso, não conquistou espaço. Com cinco jogos pela Raposa, o zagueiro pode até deixar a Toca da Raposa 2 antes do fim do contrato.

Fagner, por sua vez, tem o respaldo de Leonardo Jardim e reveza a titularidade da lateral direita com William. O defensor soma 12 partidas com a camisa estrelada e pode seguir em Belo Horizonte caso a diretoria celeste e a corintiana entrem em consenso. Pesa a favor da Raposa o fato de o filho Henrique Lemos atuar pelo time sub-15.

Compartilhe