
Cerca de 20 dias depois, a torcida do Cruzeiro voltará a testemunhar o time em campo. Ainda na pausa para a Copa do Mundo de Clubes, o Cruzeiro jogará a Vitória Cup, torneio amistoso organizado pela Desportiva Ferroviária. O primeiro compromisso é contra o Defensa y Justicia, nesta quinta-feira (3/7), às 20h, no Kleber Andrade, em Cariacica.
Ainda embalado? A expectativa dos torcedores celestes está relacionada à manutenção do desempenho positivo dos comandados por Leonardo Jardim. Antes da parada, o clube estrelado vivia momento de ascensão – com 24 pontos, alcançou o segundo lugar do Campeonato Brasileiro vencendo concorrentes diretos; também e avançou às oitavas de final da Copa do Brasil ao despachar o Vila Nova.
No último compromisso antes das férias de 14 dias, em 12 de junho, o Cruzeiro empatou sem gols com o Vitória, pela 12ª rodada da Série A, em circunstâncias prejudiciais – por causa de fortes chuvas, o gramado do Barradão, em Salvador, ficou encharcado.
O Defensa y Justicia, por sua vez, não fez primeiro semestre animador. Não avançou ao mata-mata da primeira fase do Campeonato Argentino (Apertura), encerrou a participação na Copa Sul-Americana como lanterna do Grupo B e caiu na segunda rodada da Copa Argentina. A equipe argentina, agora comandada por Mariano Soso, utiliza a Vitória Cup como forma de preparação para a segunda fase (Clausura) do Argentino.
Cruzeiro x Defensa y Justicia: desfalques e prováveis escalações
Escalação do Cruzeiro
É sabido que Leonardo Jardim não conta com os jogadores que estão no departamento médico: é o caso dos zagueiros Janderson (sofreu lesão ligamentar no joelho esquerdo e passou por cirurgia) e João Marcelo (sofreu lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito e passou por cirurgia). O volante Matheus Henrique, que há pouco iniciou processo de transição física, também é desfalque.
Pelas movimentações de Leonardo Jardim no início da temporada, a tendência é que os titulares abram o compromisso, podendo dar espaço a jogadores considerados reservas na segunda parcial. O comandante utilizou tal estratégia, por exemplo, no amistoso contra o Bragantino, em 22 de março, antes da estreia no Campeonato Brasileiro – na época, evidentemente, alguns dos 11 iniciais eram diferentes dos atuais.
A base do treinador celeste é bem definida, e a principal briga é pela lateral direita, entre Fagner e William. Leonardo Jardim se nega a cravar 11 como titulares e estende o leque ao dizer que cerca de 17 atletas carregam o status – são aqueles jogadores de confiança e que, na concepção do técnico, não diminuem a competitividade da equipe ao entrarem em campo.
Sendo assim, o Cruzeiro deve ir a campo com: Cássio; Fagner (William), Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge.
Escalação do Defensa y Justicia
O Defensa y Justicia divulgou, nesta quarta-feira (2/7), os relacionados para a partida. Chama a atenção a ausência do atacante Gastón Togni, de saída para o Pachuca, do México, segundo a imprensa argentina.
Outros desfalques para o técnico Mariano Sosa são os zagueiros Emanuel Aguilera e Lucas Ferreira. O primeiro lida com lesão muscular no músculo sóleo, da panturrilha, enquanto o segundo enfrenta does musculares nos músculos adutores da coxa direita.
O Defensa y Justicia deve ir a campo com: Bologna; Tobias Rubio, David Barbona e Alexis Soto; Juan Miritello, Kevin Facundo Gutiérrez e Lucas González; Uriel Javier La Roza, Abiel Osorio e Francisco González.