CRUZEIRO

Reserva do Cruzeiro lidera lista de jogadores mais acionados por Jardim

Ao lado do goleiro Cássio e do volante Lucas Romero, meio-campista é o jogador que mais vezes entrou em campo sob o comando de Leonardo Jardim: 20

Apesar de ter uma base bem definida, Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, deposita confiança em jogadores que comumente iniciam os confrontos no banco de reservas. São os atletas de escape, acionados devido a contexto das partidas para cumprir papéis específicos, também chamados pelo treinador de ‘titulares’.

Eduardo é prova disso. O meio-campista, ao lado do goleiro Cássio e do volante Lucas Romero, é o jogador que mais vezes entrou em campo sob o comando de Leonardo Jardim: 20. Em Belo Horizonte desde fevereiro, o português acumula 23 jogos à frente da Raposa, o que evidencia a preferência pelo estilo de jogo.

A diferença entre o trio é justamente o status no clube estrelado. Cássio é o primeiro goleiro do Cruzeiro e não vê a posição ameaçada por Léo Aragão, segunda opção na função. Lucas Romero também tem espaço garantido no meio-campo celeste e, por vezes, veste a braçadeira de capitão – recentemente, renovou contrato até o fim de 2027. Neste mês, a tendência é que o argentino, assim como Lucas Silva, ganhe a concorrência de Matheus Henrique, que iniciou processo de transição física.

Eduardo tem sido o coringa de Leonardo Jardim. Versátil, pode atuar na função original, como meio-campista, de segundo volante, e também como meia-atacante. Chama a atenção do treinador a possibilidade de contar com um atleta que tenha consciência de marcação ao mesmo tempo em que auxilia e apoia o ataque.

No Cruzeiro desde janeiro de 2025, o camisa 21 acumula 26 partidas, três gols e uma assistência. A partir dessa terça-feira (1º/7), por ter vínculo com o clube celeste apenas até dezembro, pode assinar pré-contrato com outras equipes – é o mesmo caso do atacante Bolasie, do zagueiro Weverton, do lateral-direito Helibelton Palacios e do volante Fernando Henrique (os três últimos emprestados).

‘Reserva de luxo’ do Cruzeiro

Outro ‘reserva de luxo’ do Cruzeiro é Gabigol. O atacante contribui com criatividade, mas deixa a desejar na pressão, segundo avaliação de Leonardo Jardim. Por isso, nem sempre está entre os 11 iniciais, mas acumula oportunidades (17 com o português, número maior ou igual a nomes considerados titulares) e participações importantes (o gol que deu a vitória à Raposa por 2 a 1 sobre o Flamengo, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, é um exemplo).

Homens de confiança de Leonardo Jardim

Leonardo Jardim havia dito que o time do Cruzeiro é composto por 17 titulares: aqueles que mantêm o nível de competitividade da equipe. No momento da declaração, o atacante Marquinhos não fazia parte da lista, mas convenceu o treinador, que inclusive pediu à diretoria celeste que exercesse a compra dos direitos econômicos.

Pode-se dizer, portanto, que a lista, agora, é composta por 18 nomes, sendo os 11 da base (Cássio, Fagner, Fabrício Bruno, Villalba, Kaiki, Lucas Romero, Lucas Silva, Christian, Matheus Henrique, Wanderson e Kaio Jorge) e os sete recursos (Eduardo, William, Gabi, Jonathan Jesus, Bolasie, Marquinhos e Lautaro Díaz).

Entre 10 de julho e 2 de setembro, período da última janela de transferências do futebol nacional, a relação pode sofrer alterações devido a entradas e saídas.

Jogadores do Cruzeiro e partidas com Leonardo Jardim

  1. Cássio: 20 partidas com Jardim
  2. Lucas Romero: 20
  3. Eduardo: 20
  4. Fabrício Bruno: 19 
  5. Kaiki: 18
  6. William: 18
  7. Gabi: 17
  8. Kaio Jorge: 17
  9. Lucas Silva: 17
  10. Wanderson: 16
  11. Matheus Pereira: 16
  12. Villalba: 15
  13. Christian: 14
  14. Jonathan Jesus: 14
  15. Bolasie: 13
  16. Walace: 12
  17. Marquinhos: 12
  18. Fagner: 10
  19. Lautaro Díaz: 10
  20. Rodriguinho: 7
  21. Matheus Henrique (em transição física): 6
  22. Gamarra: 5
  23. Murilo Rhikman: 5
  24. Kaique Kenji: 5
  25. Kauã Prates: 4
  26. Léo Aragão: 3
  27. Janderson (lesionado): 1
  28. João Marcelo (lesionado): 0

Em negrito, os jogadores que integram a base de titulares do Cruzeiro. Atualmente, a principal disputa é protagonizada por Fagner e William na lateral direita.

Eduardo é desfalque no retorno do Brasileiro

Leonardo Jardim poderá contar com Eduardo nos dois amistosos do Vitória Cup, contra Defensa y Justicia (3/7, às 20h, no Kleber Andrade, em Cariacica) e Banfield (6/7, às 16h, no mesmo local). Diferentemente do que ocorrerá no Campeonato Brasileiro.

O meio-campista recebeu cartão vermelho no empate sem gols com o Vitória, em 12 de junho, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, e terá de cumprir suspensão automática diante do Grêmio. O duelo com o tricolor gaúcho está marcado para 13 de julho, às 20h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada.

Compartilhe