
Pela primeira vez desde a transferência do técnico Leonardo Jardim ao Cruzeiro, Japa ganhou espaço entre os relacionados. Ele está apto para o amistoso contra o Defensa y Justicia, nesta quinta-feira (3/7), às 20h, no Kleber Andrade, em Cariacica, pela Vitória Cup. O volante de 21 anos, cria da Toca da Raposa, ainda não entrou em campo na temporada.
Revelado em 2023, quando fez sete jogos, Japa ganhou mais minutagem em 2024 – entrou em campo 15 vezes. A expectativa de uma sequência maior foi rompida em janeiro deste ano. Precisamente no dia 29, o volante sofreu lesão no tendão da coxa esquerda e integrou o departamento médico para tratamento conservador por cerca de três meses.
Em 22 de abril, Japa treinou integralmente pela primeira vez desde a lesão. Ali, surgiu a expectativa de que o volante poderia integrar a lista de relacionados para a derrota por 2 a 1 para o Palestino-CHI, em 24 de abril, pela terceira rodada da Copa Sul-Americana. Mas não passou disso.
Devido a um quadro de gastroenterite, Japa não viajou com o Cruzeiro para aquela partida. Também não esteve entre os relacionados para qualquer outro confronto posterior por uma exigência de Leonardo Jardim: o técnico requer que todos os atletas estejam 100% fisicamente para manter a competitividade da equipe.
No período fora, Japa fez trabalhos individuais de equilíbrio e aprimoramento físico para que pudesse atingir a plenitude. Nesta quinta-feira, contra o Defensa y Justicia, pode ter a chance de provar que atende aos requisitos. Outra oportunidade é também no amistoso diante do Banfield-ARG, no domingo (6/7), às 16h, no Kleber Andrade, pela Vitória Cup.
Escalação do Cruzeiro
Leonardo Jardim apostou em um time misto para o amistoso contra o Defensa y Justicia. As novidades são o zagueiro Mateo Gamarra, o lateral-esquerdo Kauã Prates, o meio-campista Eduardo e os atacantes Bolasie e Kaique Kenji nas vagas de Villalba, Kaiki, Lucas Silva, Kaio Jorge e Wanderson, respectivamente. A tendência é que a equipe rode ao longo da partida.
O Cruzeiro está escalado com: Cássio; William; Fabrício Bruno, Mateo Gamarra e Kauã Prates; Lucas Romero, Eduardo e Matheus Pereira; Christian, Yannick Bolasie e Kaike Kenji.