
Com a intenção de recuperar ritmo de jogo depois de alguns dias de férias, o Cruzeiro se juntou a outros três times para a disputa da Vitória Cup, torneio amistoso. No primeiro compromisso, nessa quinta-feira (3/7), o técnico Leonardo Jardim optou por diferentes formações e viu o Defensa y Justicia jogar no erro da Raposa para vencer por 1 a 0. Após o confronto no Kleber Andrade, em Cariacica, o comandante explicou que os testes não têm como propósito analisar os jogadores.
A terceira janela de transferências do futebol nacional se aproxima – entre 10 de julho e 2 de setembro. Neste cenário, especulações sobre chegadas e saídas de atletas ganham espaço. Alguns nomes contestados pela torcida e especulados no mercado, como o do zagueiro Mateo Gamarra e do atacante Lautaro Díaz, tiveram chance de mostrar serviço ao treinador português, que utilizou 23 peças.
O mesmo para atletas que estão em fim de contrato, como é o caso do meio-campista Eduardo e do atacante Bolasie. Questionado se deu oportunidades para avaliá-los, Leonardo Jardim negou. Argumentou que já conhece o suficiente do elenco e que todos têm de estar em alerta para os próximos compromissos.
“Estes jogos (contra Defensa e Banfield) não servem para analisar os jogadores porque já os conheço bem, estamos há quatro ou cinco meses trabalhando juntos. Não é em dois jogos estranhos depois de 15 (14) dias de férias que eu vou os analisar. Sei que tipo de jogador temos, sei o que eles podem render pelo período que tiveram conosco, mas o importante é que todos estejam conscientes de que a primeira fase passou e agora temos que estar alertas e preparados para uma segunda fase”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
A próxima etapa, citada pelo comandante, engloba duelos pelo Campeonato Brasileiro – no qual a Raposa ocupa a segunda colocação – e pela Copa do Brasil – que tem o CRB como adversário das oitavas de final.
“Será uma segunda fase com muitos jogos, jogos da taça (Copa do Brasil), jogos do campeonato (Brasileiro), em que vamos encarar cada jogo como uma luta e uma disputa pelos três pontos”, finalizou.
Próximos jogos do Cruzeiro
Antes de voltar a competir oficialmente, o Cruzeiro encara o Banfield, neste domingo (6/7), às 16h, também no Kleber Andrade, pelo segundo e último compromisso da Vitória Cup.
O próximo duelo pela Série A está marcado para 13 de julho (um domingo), contra o Grêmio, às 20h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada. Já o confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil com o CRB será em 30 de julho (quarta-feira), às 19h30, também no Gigante da Pampulha.
Jogadores do Cruzeiro em fim de contrato
A partir de julho, jogadores com vínculo até o fim de dezembro de 2025 já podem assinar o famoso ‘pré-contrato’ com outras equipes. Cinco jogadores que pertencem ao Cruzeiro se encaixam no cenário.
Homens de confiança de Leonardo Jardim, o meio-campista Eduardo e o atacante Yannick Bolasie foram comprados pela Raposa em janeiro deste ano e assinaram por apenas uma temporada.
Apesar de não carregar o status de titular, a dupla integra os planos do comandante português. Eduardo é, ao lado do goleiro Cássio e do volante Lucas Romero, o jogador que mais vezes entrou em campo desde que Leonardo Jardim assumiu a equipe: 20 partidas (de 23 oficiais do treinador). Desde que desembarcou em Belo Horizonte, acumula 26 jogos, três gols e uma assistência.
Nascido em Lyon, na França, Bolasie soma 20 confrontos, quatro gols e duas assistências com a camisa estrelada. No ranking de atletas mais utilizados por Leonardo Jardim, o atacante aparece na 15ª colocação, com 13 participações oficiais.
Outros três atletas que pertencem ao Cruzeiro e estão emprestados têm vínculo com a Raposa até o fim da atual temporada. São eles o zagueiro Weverton (no Vila Nova), o volante Fernando Henrique (CRB) e o lateral-direito Helibelton Palacios (Millonarios-COL).