
O jornalista Juca Kfouri comparou a situação atual do atacante Estêvão, cria do Cruzeiro e hoje no Palmeiras, com o início da carreira de Neymar. O comentarista relembrou que o atleta do Verdão enfrentará seu futuro clube, o Chelsea, e citou o caso do craque do Santos, que assinou pré-contrato com o Barcelona dias antes da final do Mundial de Clubes de 2011.
“É uma situação completamente diferente da situação do Neymar. Neymar e o pai dele fizeram negociações com o Barcelona dez dias antes de saber que poderiam enfrentar o Barcelona na final do Mundial. Aquilo é absolutamente indesculpável”, disse Juca Kfouri, no programa Posse de Bola, do Canal UOL.
“Eu não consigo entender a paixão do torcedor santista mantida por um cara que cometeu esse tipo de traição. Traição! No caso dele foi traição, fizesse depois o contrato com o Barcelona, não antes. A história do Estêvão é completamente diferente, está feita muito tempo antes de o Palmeiras sequer saber quais seriam seus adversários do Mundial”.
Neymar assinou um pré-contrato com o Barcelona em dezembro de 2011, antes do término de seu vínculo com o Santos, que iria até agosto de 2014. A transferência para o clube espanhol foi oficializada em maio de 2013. Poucos dias após a assinatura, o Santos foi goleado pelo Barcelona por 4 a 0 na final do Mundial de Clubes.
O caso de Estêvão apresentou um cenário diferente. Em junho de 2024, o Palmeiras formalizou a transferência do jogador para o Chelsea, com termos que já estavam acordados desde maio. O valor da negociação pode alcançar 61,5 milhões de euros (R$ 356,7 milhões na cotação da época), incluindo bônus por metas.
O acerto previa que o jovem de 18 anos só se juntaria ao clube inglês após o Mundial de Clubes de 2025. A possibilidade de um confronto entre Palmeiras e Chelsea era, inicialmente, remota, mas se concretizou.
Palmeiras x Chelsea
Palmeiras e Chelsea se enfrentam nesta sexta-feira (4/7), às 22h (horário de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, Estados Unidos. O jogo é válido pelas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes.
“Eu não sei, mas é mera intuição, eu acho que ele vai jogar muito hoje, porque também tem o seguinte: nenhum zagueiro do Chelsea vai tentar bater nele e tirá-lo da temporada, afinal de contas, vai ser um futuro companheiro dele, quero ver se alguém vai bater nele”, comentou Juca.
O confronto entre Palmeiras e Chelsea será transmitido por Globo (canal aberto), SporTV (canal fechado), DAZN (streaming) e CazéTV (canal no YouTube).