Na vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Banfield, nesse domingo (6/7), pela Vitória Cup, Leonardo Jardim fez uma ‘manobra’ inédita. O comandante português manteve Fagner e William, ambos laterais-direitos, no gramado do Kleber Andrade, em Cariacica – por cerca de 20 minutos.
Pelas movimentações de Jardim, William tem se sobressaído em relação a Fagner na lateral direita. O camisa 12 é a primeira opção do treinador desde 22 de maio, na vitória por 3 a 0 sobre o Vila Nova, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. A partir de então, Fagner atuou como titular apenas uma vez, em 28 de maio, no empate sem gols com o Unión, pela última rodada da Copa Sul-Americana – na ocasião, sem futuro na competição, o Cruzeiro atuou com time misto.
Nos amistosos pela Vitória Cup, contra Defensa y Justicia (derrota por 1 a 0) e Banfield, não foi diferente, e William atuou como titular em ambos. Especificamente no segundo confronto, o camisa 12 ainda teve nova função.
Dobradinha de laterais no Cruzeiro
Aos 17 minutos do segundo tempo, Leonardo Jardim chamou três jogadores do banco de reservas: Bolasie, Gabigol e Fagner. Era esperado que Marquinhos, Kaio Jorge e William deixassem o campo. As duas primeiras movimentações se confirmaram, e a terceira chamou atenção.
O volante Christian foi quem deu lugar a Fagner. Assim, dois laterais dividiram a ala direita, e o Cruzeiro apresentou nova formação. William atuou como ponta, enquanto o camisa 23 assumiu o espaço no setor defensivo.
William permaneceu na função por cerca de 20 minutos – aos 38, saiu para a entrada do atacante Kaique Kenji. O lateral seguiu como cobrador de escanteios e ganhou campo para se lançar ao ataque. Ainda mais ofensivo, apostou em velocidade, confrontos diretos e cruzamentos. Àquela altura, também compunham a trinca ofensiva Bolasie e Matheus Pereira. Gabi era a referência.
Provável escalação do Cruzeiro
Não é possível dizer que a torcida do Cruzeiro testemunhará William como ponta no próximo compromisso – contra o Grêmio, neste domingo (13/7), às 20h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Isso porque Jardim não tem o costume de realizar testes em partidas oficiais. Ainda, o treinador detalhou que pretende acionar diante do tricolor gaúcho os atletas que atuaram como titulares e por mais tempo no triunfo sobre o Banfield – Fagner não se encaixa nos critérios.
Caso a previsão do comandante se confirme, o Cruzeiro vai a campo com Cássio, William, Fabrício Bruno, Villalba, Kaiki, Lucas Romero, Lucas Silva, Christian, Matheus Pereira, Kaio Jorge e Wanderson (ou Marquinhos).
Por enquanto, a principal dúvida é no setor ofensivo. Wanderson, que costuma ocupar a ponta esquerda, não jogou contra o Banfield devido a um desconforto muscular e foi substituído por Marquinhos.