Em busca de título inédito, o Cruzeiro conheceu, na tarde desta terça-feira (8/7), o adversário da terceira fase da Copa do Brasil Feminina em sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Será o Corinthians, time que também disputa a elite do futebol.
O confronto será a estreia do Cruzeiro na competição. Por competirem na Série A1, as Cabulosas entram diretamente na terceira fase. O mesmo caso com o Corinthians.
O sorteio da CBF também definiu que o Cruzeiro mandará o confronto com a equipe paulista – nesta e em todas as outras fases, a competição conta com jogos únicos. Posteriormente, a entidade determinará a data e o horário.
Esta é a reedição da Copa do Brasil, disputada pela última vez em 2016. A primeira edição ocorreu em 1994. Entre 2002 e 2005, outra pausa. Vasco (três vezes), Saad São Caetano (duas), São Paulo (uma), Portuguesa (duas), Santa Izabel Saúde (uma), Botucatu (uma), Santos (duas), Duque de Caxias (uma), Foz Cataratas FC (uma), São José (duas), Ferroviária (uma), Avaí/Kindermann (uma) e Audax/Corinthians (uma) são os campeões.
Datas base da Copa do Brasil
- Terceira fase: 6/8
- Oitavas de final: 17/9
- Quartas de final: 24/9
- Semifinal: 5/11
- Final: 19/11
Formato da Copa do Brasil
A reedição da Copa do Brasil conta com 65 clubes e será disputada em sete etapas, todas no formato de mata-mata e com disputa de pênaltis em caso de empate no tempo regulamentar.
A primeira fase reúne 31 clubes participantes da Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino e o vencedor da etapa preliminar. Os 16 vencedores avançam à segunda fase e se encontram com outros 16 clubes integrantes da Série A2. Mais uma vez, os 16 times que triunfarem se reúnem com os que integram a elite para brigar por espaço nas oitavas de final.
Para as fases posteriores, o sistema é o mesmo: os vencedores avançam e conhecem adversário e mando de campo por meio de sorteio – em todas as etapas todos os times podem medir forças.
Campeão da Copa do Brasil
O campeão da Copa do Brasil disputará a Supercopa Feminina de 2026, contra o campeão da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino. Caso o clube seja o mesmo, a Supercopa será decidida entre o campeão da Copa do Brasil e o vice-campeão do Brasileiro.