O Cruzeiro encaminhou a contratação do meia-atacante Matheus Gonçalves, do Flamengo. Aos 19 anos, o jogador é considerado uma das principais promessas do rubro-negro, que, há um ano, pediu quase o dobro do valor que a Raposa oferece pelo atleta.
Segundo apuração do jornalista Venê Casagrande, o time mineiro ofereceu 3,5 milhões de euros (R$ 22,5 milhões) por 50% dos direitos econômicos de Matheus Gonçalves. A negociação entre os clubes foi confirmada pelo No Ataque, e a reportagem apurou que as duas partes veem a transferência com otimismo.
Há menos de um ano, contudo, o Flamengo negociava a venda do meia-atacante ao Bragantino, que ofereceu 6 milhões de euros (R$ 39 milhões na cotação atual) por 70% dos direitos do jogador. Na época, conforme os jornalistas Cahê Mota e Fred Gomes, do ge, a diretoria do rubro-negro disse que o valor correspondia à metade do passe de Gonçalves, exatamente o que a Raposa pretende comprar.
A negociação se arrastou, e as diretorias não entraram em um acordo pela transferência do jogador, que seguiu no rubro-negro, mas foi pouco utilizado no time principal.
Matheus Gonçalves no Flamengo
Considerado uma das grandes promessas da base rubro-negra nos últimos anos, Matheus Gonçalves estreou pelo profissional do Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2022, quando ainda tinha 17 anos. Ele entrou na reta final do confronto contra o América, no Maracanã, vencido pelo Coelho por 2 a 1.
No ano seguinte, entrou de vez no elenco principal do Urubu e anotou o primeiro gol no profissional, contra o Resende, pelo Campeonato Carioca. Gonçalves seguiu na reserva do Flamengo até julho de 2023, quando foi emprestado ao Bragantino.
Durante a passagem pelo clube paulista, que brigava na parte de cima da Série A, o meia-atacante teve maior minutagem, mas não conseguiu se firmar no time titular.
Ao retornar ao Flamengo, seguiu como opção no banco de reservas, participando bem quando entrava em campo, mas ainda com pouca frequência. Desde a chegada de Filipe Luís, em setembro de 2024, Gonçalves acumula 20 jogos no time principal, seis como titular.
No total, o meia-atacante soma 41 jogos no profissional rubro-negro, com seis gols marcados.